Semsu realiza workshop com prefeitos para a construção de projetos
Prefeitos e técnicos dos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Itaituba, Novo Progresso, Pacajá, Placas, Rurópolis, Senador José Porfírio, Trairão e Uruará participaram do workshop promovido pela Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu), na manhã desta quinta-feira (28), no auditório da Casa Civil, no Complexo do Palácio do Governo. No encontro foi apresentado o sistema de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para projetos na área de saneamento, drenagem e pavimentação urbana.
“Nosso objetivo é apresentar a operação da CAF e quais projetos podem ser implantados em cada município, como drenagem e pavimentação de vias e a parte da gestão de resíduos sólidos, que inclui a implantação de um aterro sanitário”, explicou a secretária extraordinária de Gestão Estratégica, Noêmia Jacob, que esteve à frente do workshop. Para ela, o evento atingiu o objetivo. “A gente queria fazer um alinhamento, receber algumas informações e sair com uma agenda tratativa, pensada para os próximos passos, que é a construção efetiva do projeto”, avaliou.
A assistência técnica faz parte da frente estruturante do programa Municípios Sustentáveis, desenvolvido pela Semsu, com intuito de fortalecer as gestões municipais. Além do detalhamento do sistema de financiamento, foram apresentadas as informações técnicas, os requisitos e documentações para ter acesso ao benefício. A partir do dia 16 de outubro, técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), vão percorrer os onze municípios para avaliar as informações fornecidas por cada gestão municipal. Também serão promovidas rodadas de discussão com a comunidade que será beneficiada.
Para o diretor técnico da prefeitura de Itaituba, Ulisses Conde, o workshop foi importante para pautar a gestão municipal de informações fundamentais para o andamento do projeto. “Pela primeira vez eu vi um governo que realmente está preocupado com as questões sociais de nossos municípios e, além de fazer isso, ele entendendo as nossas dificuldades por falta de técnico para elaboração de projetos, também dá esse treinamento que veio ajudar, ainda mais, a desenvolver os municípios paraenses”.
O prefeito de Medicilândia, Celso Trzeciak, destacou a atenção que o governo Estadual está dedicando à região. “Com certeza essas obras vão ajudar a resolver e amenizar muitos problemas dos nossos municípios. O governador está dando uma demonstração de que há uma preocupação ímpar com aquela região, que é uma região que vem produzindo muitas riquezas para o estado, principalmente no que se refere a produção agrícola”, afirmou Trzeciak.
Os municípios que ficam no eixo das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá) foram selecionados para receber obras do Governo Estadual no valor de US$ 100 milhões que serão financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e cofinanciados pelo banco chinês NDB (New Development Bank). O projeto, autorizado pelo Ministério do Planejamento, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para aprovação da lei.