Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Uepa completam 30 anos
Os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (Uepa) completam neste mês 30 anos. A comemoração, nesta quarta-feira, 15, terá palestras e conferências ministradas por professores das duas áreas e homenagens aos docentes e discentes. Os cursos foram criados em meados de 1985, a partir das necessidades de formar profissionais capacitados a reabilitarem pacientes com qualquer tipo e sequela psicomotora, além de usar tecnologias e atividades para promover a autonomia dos indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social. Anualmente a Uepa forma 650 fisioterapeutas e 30 terapeutas todo ano.
A coordenadora em exercício do curso de Fisioterapia, Renata Amanajás de Melo, explica a necessidade das graduações no Estado e ressalta que “os cursos são de extrema importância não só para os alunos que serão formados, mas também para a comunidade externa que ainda na graduação desses alunos podem usufruir dos serviços prestados”.
O fisioterapeuta diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura, além de estudar, diagnosticar, prevenir e tratar de todo e qualquer distúrbio e funcionalidade humana, seja ele de órgãos ou sistemas. Ele é capacitado para avaliar, prescrever e diagnosticar pacientes que tenham lesões ou disfunções, e também usa ações preventivas.
Já o terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais. O profissional elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando não apenas desenvolver no paciente autoconfiança, como também orientá-lo quanto a seus direitos de cidadão.
O curso de Terapia Ocupacional da Uepa é pioneiro no Pará. Formou a primeira turma no ano de 1989. Foi criado inicialmente para atender a demanda de pessoas com deficiência física e psíquica da região, onde havia grande carência de profissionais para oferecer assistência nesta área.
“A criação do curso se deu pelo desejo da instituição em ter no quadro a multidisciplinaridade para área da saúde, considerando que já existiam os cursos de medicina, enfermagem e educação física. Dessa forma poderia atender a necessidade da região na área da reabilitação física, profissional e inclusão social muito significativa na época”, destaca a coordenadora do curso, Meibia Sena.
Nesta quarta-feira (15), no auditório do Centro de Ciências e da Saúde (CCBS), ocorre a cerimônia em homenagem aos 30 anos dos cursos. A partir de 9h, em homenagem à existência do curso de Terapia Ocupacional, serão ministradas duas conferências. No mesmo dia, às 17h30, começam as comemorações para Fisioterapia, com homenagens a professores e alunos. O evento é aberto ao público.