Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

CredLivro é tema de reunião preparatória para a Feira do Livro 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/04/2015 09h30

De 29 de maio a 7 de junho, o Hangar recebe a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, que este ano terá como país homenageado o Japão. Nesta terça-feira (14), representantes da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Banco do Estado do Pará (Banpará) e do Centro de Convenções estiveram reunidos para definir as ações de operacionalização do serviço do CredLivro, que atende servidores efetivos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Criado pelo Governo do Estado para estimular o acesso à leitura e também a valorização do servidor, o CredLivro é disponibilizado através do Banpará. “Este ano vamos contemplar cerca de 20 mil servidores com o crédito de R$ 200 para aquisição de livros que podem ser adquiridos durante a Feira e também nos salões que ocorrem em Santarém e Paragominas”, adianta a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe) da Seduc, Arilene Piedade.

Durante a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro a rede do Banpará será instalada com a utilização de fibra óptica. A tecnologia vai acelerar a transação e facilitar o atendimento aos servidores que tenham direito ao benefício do CredLivro. “Vamos contar com tecnologia para auxiliar o sistema que já temos, com capacidade mil vezes superior à de discagem convencional, que usamos nos anos anteriores. A ideia é que o tempo de atendimento seja menor que 10 segundos. Em 2014, o tempo para realizar as transações era de 18 segundos”, explica o diretor de Tecnologia do Banpará, Eugênio Pessoa. 

Para os servidores efetivos que ainda não possuem conta corrente no banco, o Banpará disponibilizará um cartão, que será liberado na agência localizada na Sala Multiuso do Pavilhão de Feiras do Hangar durante o evento. “O desafio, este ano, é alcançar o maior número de pessoas e que elas usufruam desse benefício”, destaca a diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Brito. 

“O Hangar operacionaliza todo o sistema do CredLivro para trabalharmos de forma afinada para acelerar o atendimento e realizar mais transações em menos tempo. Quem ganha com o uso dessa tecnologia é o servidor que utiliza o crédito”, ressalta a presidente da Organização Social Pará 2000, que administra o Hangar, Gabriela Landé. 

Em 2014, a XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro reuniu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia cerca de 400 mil pessoas. Ao longo de 10 dias, atingiu a marca de 880 mil livros vendidos e movimentou mais de R$ 16 milhões em negócios.