Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Região Metropolitana conta com mais um serviço de motoincêndio do CBM

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/04/2015 14h04

A partir deste mês, a população da Região Metropolitana de Belém começa a contar com mais um importante serviço do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Trata-se do motoincêndio, um recurso que oferece agilidade às ocorrências com a utilização de veículos de duas rodas. A novidade vem do quartel do 1º Grupamento Bombeiro Militar, localizado no bairro da Cremação. A partir de agora, militares estarão a postos com motocicletas equipadas com material de primeiros-socorros e equipamentos conhecidos como AFT (cilindro que contém um produto espumante).

O novo serviço do CBM chega a oito quarteis do Estado que mantêm o serviço. Além da Cremação, Miramar e Icoaraci, na capital, contam com  a agilidade das motos para a contenção de incêndios e atendimento a vítimas de acidentes as unidades do CBM em Marabá, Cametá, Paragominas, Castanhal e Santa Izabel.

No dia 9 deste mês, primeiro dia de atividade, o serviço do 1º GBM foi acionado para atendimento de uma ocorrência no terceiro piso de um shopping localizado no centro de Belém. Felizmente o princípio de incêndio foi contido em pouco tempo. “Chegamos rápido ao local, combatemos o sinistro direto no transformador da loja com o equipamento AFT e em seguida com uso de pó químico. Não precisamos deslocar guarnições das viaturas do Grupamento, que ficaram para atender outras ocorrências”, garantiu o subtenente bombeiro militar Aldo de Paula.

O novo serviço oferecido no quartel do 1º GBM é resultado do apoio e investimento feito pelo Comando Geral do CBM. “Implantamos o serviço de motoincêndio no quartel com os recursos captados pelo Comando. Isso tem agilizado o trabalho diário de nossos militares e garantido o êxito de nossas ações”, afirmou o comandante do 1º GBM, tenente-coronel Ribamar Freitas.

Além do motoincêndio, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará mantém ainda o serviço similar, o motoresgate, nos quartéis em Belém (Grupamento de Socorro e Emergência), Paragominas, Marabá, Santarém, Tucuruí, Abaetetuba e Cametá.