Grupo Moara traz tradição do carimbó pau e corda para Estação
Promover, conservar e fomentar a cultura regional é uma das missões do Projeto Pôr-do-Som, executado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), via Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, que há 15 anos apresenta, todas as sextas-feiras do mês, os principais grupos parafolclóricos da região. A atração desta semana é o Grupo de Tradições Folclóricas Moara, que levará para orla do Armazém 3 a raiz da cultura paraense, o verdadeiro pau e corda, no espetáculo “Encanto Parauara", a partir das 18h30.
A apresentação foi montada para mostrar com a mistura da influência negra e indígena nas danças regionais, formam o caboclo parauara. Entre as danças de Cametá estão “Maçariquinho”, “Siriá”, “Samba de cacete”. Farão parte do repertório ainda “Mexilhão de catu” e “Batuque do moribundo”, está ultima de autoria própria e coletiva dos integrantes dos Moara.
Em 2015, o grupo completa um ano dentro da programação do Projeto, sobre essa experiência, comenta o coordenador Oséas Ribeiro. “Poder participar do Pôr-do-Som é muito bom e também uma oportunidade dar a nossa contribuição para que cada vez mais os paraenses e turistas em geral valorizem a nossa tão rica cultura. E esta vitrine fixa que é a Estação tem um papel fundamental e muito positivo para este trabalho.”
Serviço: Projeto Pôr-do-Som – Grupo Moara em “Encanto Parauara”. Dia 17 de abril (sexta-feira), na Orla do Armazém 3 da Estação das Docas, a partir das 18h30. Entrada gratuita.