Índios Kayapo visitam o Mangal das Garças neste fim de semana
Povos nativos do Brasil, os índios têm um dia do ano dedicado a eles. O próximo domingo, 19, é o momento de refletir sobre a herança cultural deixada por eles e a importância de preservar e respeitar estes valores. No Mangal das Garças, a data será lembrada com programação de valorização da cultura indígena e interação entre culturas, com os índios Kayapo, durante o fim de semana.
No sábado, 18, 19 índios farão visita monitorada no parque e vão conhecer os recintos monitorados do Mangal. No domingo, 19, os visitantes participam da programação do Teatrinho do Mangal, na qual estarão comercializando artesanatos produzidos por eles e fazendo pinturas corporais. A programação se inicia às 10h30 e tem entrada gratuita.
A ação faz parte do projeto “Índio: um brasileiro que o Brasil desconhece”, da Fundação Ipiranga com o apoio da Pará 2000, organização social que administra o Mangal. Várias atividades ocorrem entre os dias 18 e 27 de abril em vários pontos de Belém, como escolas e instituições.
Toda a programação será uma forma de promover interação entre culturas, no intuito de acabar com rótulos sobre a cultura indígena, explica a professora Suely Menezes, presidente da fundação. “O índio é um brasileiro que o Brasil desconhece, e muitos deles também desconhecem os brasileiros. Por isso, queremos promover esse conhecimento mútuo e verdadeiro, além do que os livros didáticos e a mídia apresentam”, diz. O grupo que visitará Belém é do município de Pau D’Arco. “É um grupo de tradições muito firmes, que preza pelas origens. Um exemplo disso é que o único que fala o português é o cacique”, diz Suely.
Para a presidente da Pará 2000, Gabriela Landé, o projeto da Fundação Ipiranga vem ao encontro da proposta do Mangal das Garças. “É um prazer abrir o espaço do parque para essa interação entre culturas. Até porque o Mangal já tem um espaço dedicado à cultura indígena no Armazém do Tempo. Agora é a oportunidade deles conhecerem um pouco o espaço de um dos principais pontos turísticos da capital paraense”.
No dia 25 de abril, será a vez dos Kayapo conhecerem outro espaço administrado pela Pará 2000, a Estação das Docas. No complexo turístico, os índios participarão do serviço de visita monitorada e poderão apreciar a gastronomia produzida no local, almoçando em um dos restaurantes do local.