Sedop auxilia prefeituras na elaboração de planos para tratamento adequado do lixo
Ajudar os municípios do interior na elaboração dos “Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”. Com esse objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) promoveu esta semana uma oficina de treinamento que reuniu técnicos e secretários de 15 prefeituras do nordeste paraense e do Marajó.
A meta da Sedop é que, até o final deste semestre, 30 prefeituras já tenham elaborado seus planos de resíduos sólidos. Os planos vão ajudar as prefeituras na captação de recursos federais para aplicar em ações de saneamento nos municípios.
“Hoje estamos sendo pressionados a fechar os lixões a céu aberto”, lembrou Carlos Vaz, vice-prefeito de São Miguel do Guamá. “Mas pra que isso aconteça, as prefeituras precisam estar preparadas e esse apoio técnicos da Sedop é fundamental. O nosso plano começou a ser feito em 2013”, disse ele. O plano detalha ações e metas que incluem a coleta convencional, coleta seletiva, centro de triagem e educação ambiental.
A secretária de Obras, Noêmia Jacob, agradeceu a participação das prefeituras e lembrou da importância do Planejamento Urbano integrado: “Pra isso a secretaria foi criada, foi reorganizada, pra discutir políticas integradas pro Estado, e essa proximidade com os municípios é fundamental, pois é lá onde as coisas acontecem primeiro e precisamos dar respostas aos cidadãos”.
O treinamento foi coordenado por Ingrid Souza e Francisco Pacheco, da diretoria de Integração Regional da Sedop. Participaram da oficina as prefeituras de Bragança, Augusto Corrêa, Concórdia do Pará, Garrafão do Norte, Inhamgapi, Magalhães Barata, Muaná, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, São João da Ponta, Santa Isabel, Santa Maria, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Tracuateua.