Terminal Hidroviário espera mais de 15 mil pessoas no feriado
O Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto deve receber mais de 15 mil passageiros no feriado prolongado de Tiradentes. O arquipélago do Marajó e os municípios do oeste do Estado estão na preferência do público. No período, o espaço oferece todos os serviços normalmente, no horário normal de 5h às 20h.
“Nesse feriado estamos como uma estimativa aproximada de 15 a 18 mil pessoas passando pelo terminal hidroviário a partir de sábado, pois na sexta o movimento ainda não foi tão grande. Entre os destinos mais procurados estão os municípios do Marajó, por meio do porto do Camará, e os municípios do Baixo Amazonas, como Oriximiná, Breves e Santarém”, diz o gerente do terminal, Axel Sanches.
“Os passageiros encontrarão aqui a nossa internet gratuita pelo Navega Pará, e a segurança também será reforçada”, diz o gerente. Atuam no terminal a Companhia de Policiamento Turístico, a patrulha da Polícia Militar, que faz rondas no bairro do Reduto, e também a Guarda Portuária, órgão federal que cuida da segurança do porto. A fiscalização e controle do embarque e desembarque é da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) fiscaliza os embarques interestaduais.
A Arcon estará presente no Terminal Hidroviário e também nos principais portos do interior para fiscalizar o embarque e desembarque do grande fluxo de passageiros. Recomenda-se aos passageiros que compareçam ao terminal para a compra de passagens com no mínimo duas horas de antecedência, pois, devido à procura, algumas passagens podem se esgotar.
O Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto é climatizado e tem sistema de som e vigilância, com câmeras e telas que mostram os horários de chegada e saída das embarcações. Oferece ainda um moderno sistema de embarque e desembarque, com equipamentos de segurança, como esteira com scanner para bagagens, portal de detector de metais e sala de revista.
Os passageiros podem contar também com internet sem fio, com sinal wi-fi do Navegapará, e um guarda volumes, que funciona de 6h às 18h. É possível ainda dispor da praça de alimentação e de dois flutuantes com rampas articuladas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros.