Circuito estimula produção literária na Escola Nossa Senhora de Fátima I
Estimulados a trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula, as crianças do 4º ano do ensino fundamental da escola Nossa Senhora de Fátima I, em Val de Cans, vivem um momento de empolgação com a publicação do primeiro livro de contos infantis. A obra “Usando a esperteza para escrever contos” reúne oito histórias escritas e ilustradas pelos alunos. O trabalho é uma releitura do conto “A Flauta Mágica”, do livro infantil “Volta ao mundo em 52 histórias”, de Neil Philip.
“Quando eu crescer, quero escrever muitas histórias e todas bem diferentes”, comentou Giovana Maria Coelho, de 9 anos, uma das oito crianças selecionadas para deixar sua assinatura registrada no primeiro livro da escola. A jovem escritora disse sentir-se privilegiada em participar do projeto com uma releitura do conto “Rei Gizé”. “Eu gosto de ler e fiquei muito feliz quando soube que publicaram o texto que escrevi”, disse a garota, que está lendo em casa o conto ‘Alice no País das Maravilhas’.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Nilza Pinha, o trabalho é resultado do IV Circuito de Leitura da escola, edição adaptada do projeto “Banquete de Leitura”, desenvolvido com todas as turmas da escola. “Transformamos o projeto de um dia em um circuito de uma semana, com o resultado do que aprenderam em sala de aula a partir da leitura de obras infantis”.
Para o circuito, foram selecionadas obras de escritores infantis de várias partes do mundo, como a historia brasileira “Casamento da Dona Baratinha”, de Ana Maria Machado; o conto francês “Chapeuzinho Vermelho”, de Charles Perrault, e mais três contos retirados da coletânea de Neil Philip: “A Flauta Mágica”, “As Três Laranjas Mágicas” e “A Mulher do Pescador”. “Como em 2014, trabalhamos muito os contos brasileiros, priorizamos nesse ano os contos universais para que eles conheçam outras culturas”, explicou a professora.
A coordenadora explica que todo o conteúdo é voltado para a melhoria da qualidade do ensino da Escola Nossa Senhora de Fátima I, considerada referência em ensino em Belém. Em 2013, a instituição obteve o 3º lugar da Região Metropolitana de Belém no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), com a nota 5,4. “Priorizamos um conteúdo paralelo ao que é cobrado nos índices de avaliação nacional e estadual”, disse ela.
Incentivo - Na casa de Tatiane Queiroz, 26 anos, mãe de Juliana, Felipe e Guilherme, a mudança de hábito é visível. “Os meus filhos chegam agora me pedem para eu comprar livros para eles lerem em casa”, disse a jovem mãe, ao elogiar o trabalho desenvolvido pela equipe da escola que estimula a leitura e a escrita das crianças. Tatiane é considerada pelos profissionais da instituição como uma espécie de “amiga da escola”, por acompanhar todos os dias a rotina de Guilherme, que está no 4º ano do ensino fundamental, mas necessita de cuidados especiais.