Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Concertos Didáticos reúnem mais de 1,3 mil alunos no Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/04/2015 19h00

Mais de 30 estudantes da Escola em Regime de Convênio Instituto Felipe Smaldone, especializada em atendimento de alunos surdos, pela primeira vez prestigiaram o Concerto Didático desta sexta-feira, 17, no Theatro da Paz. Os alunos surdos tiveram acompanhamento de um intérprete para acompanhar a orquestra. O projeto é da Fundação Carlos Gomes em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Mais de 1,3 mil alunos de escolas estaduais de Belém participaram dos Concertos Didáticos no Theatro da Paz desta sexta-feira, pela manhã e à tarde, com o Quinteto de Saxofones, da Fundação Carlos Gomes. O primeiro concerto foi às 10h, com apresentação do Quinteto de Saxofone, que interpretou temas de desenhos de Walt Disney e composições brasileiras com arranjos e adaptações próprios.

Também se apresentou o Coral de Saxofones, formado por 15 alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). No repertório, composições brasileiras como “Só danço samba” e “Baixa do Sapateiro”, além de temas de desenhos animados.

Na segunda parte do concerto, às 16h, os alunos assistiram às apresentações da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, regida pelo maestro titular, Amílcar Pimenta Gomes. A apresentação teve a participação especial do estudante Rodrigo Moraes, que regeu a composição “Cakewalker Fantasy”, do compositor norte-americano Peter Milray.

“Trouxemos os alunos para conhecer os instrumentos musicais e a importância da música para a vida educacional de cada um deles. Eles vão levar dessa apresentação um aprendizado muito grande na vida acadêmica e, quem sabe, profissional”, disse a coordenadora do programa de inclusão para alunos surdos do instituto, Inês Pereira.

Para o estudante Natanael de Souza Pereira, 10, da Escola Maria Heloísa de Castro, participar do Concerto Didático é uma oportunidade de conhecer o mundo da música clássica ou erudita. “Gostei muito das apresentações, como a do Quinteto de Saxofones e do Coral de Saxofones”, frisou. Além do Instituto Felipe Smaldone, participaram alunos das escolas estaduais Almirante Renato Guillobel, Norma Morhy, Euclides da Cunha e Ramiro Olavo, e ainda estudantes das escolas municipais Palmira Gabriel, Benvinda de França e Ernestina Rodrigues.

O projeto Concertos Didáticos difunde, desde 2011, o ensino musical a partir de uma aula sobre os instrumentos e as obras que são apresentadas. A primeira apresentação deste ano ocorreu no dia 23 de março, com a participação das escolass Tiradentes I, Barão do Rio Branco, Vilhena Alves e Centro Integrado de Educação Especial.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Maria Adade, o objetivo é difundir a música de qualidade e aproximar as crianças das escolas públicas do teatro e dos concertos. “Trazemos os jovens e crianças das escolas públicas para desfrutar deste momento tão importante para a música e para a educação musical”, assinalou.

O projeto Concertos Didáticos é executado em parceria pelo Instituto Carlos Gomes e secretarias de Estado de Cultura (Secult) e Educação (Seduc), além da Secretaria Municipal de Educação (Semec). (Colaboração de Jessé Lima)