Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Parceira garante a aluno da rede estadual estágio no Museu Emílio Goeldi

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/04/2015 17h06

“Primeira porta e uma grande chance para o mercado de trabalho”. É assim que Airton Vinícius, estudante do segundo ano da Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zacarias de Assunção, avalia o seu primeiro estágio. Ele é um dos seis alunos da rede estadual de ensino que foram selecionados para fazer estágio no Museu Paraense Emílio Goeldi. A iniciativa é da “Rede Escola Cidadã”, ação interinstitucional e interdisciplinar em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) que visa minimizar e prevenir a violência no espaço escolar.  “Será uma grande oportunidade para a minha formação acadêmica e profissional”, diz Airton

Outro estudante que ganhou a oportunidade é Luan Sarmento, 17 anos. Da mesma escola e turma de Alexandre, o jovem considera o estágio uma oportunidade para melhorar o currículo. “O Museu Emílio Goeldi tem grandes possibilidades de pesquisas e é um importante centro de conhecimento no Estado. Acredito que essas referências terão um peso muito grande na minha formação”, enfatiza.

Desde que iniciou o ensino médio, a estudante do terceiro ano da escola Barão de Igarapé, Mayara Santos, 17 anos, sonhava em ser engenheira florestal. Com a experiência que terá no Museu Emílio Goeldi, ela acredita que pode ficar mais perto de alcançar a futura profissão. “Eu me identifiquei muito com o estágio porque vou trabalhar com a preservação da natureza, e isso vai ajudar muito na minha carreira profissional”, opina.

Os alunos foram selecionados pelo Ministério da Ciência, Técnologia e Inovação para fazerem parte do estágio remunerado de nível médio do Museu Paraense Emílio Goeldi, nas áreas que envolvem logística de visitas ao museu e organização de acervos biológicos. O estágio, com carga horária de 20 horas por semana, será ofertado no horário livre das aulas. A seleção foi feita em cinco etapas, com a inscrição de 20 alunos. Entre os critérios para a escolha, estavam avaliação de currículos e de habilidades e testes teóricos e práticos.

Para a técnica em Educação da Escola Alexandre Zacarias de Assunção, Ana Moraes, os programas de incentivo a estágio são de fundamental importância na transição do ensino médio para o ensino superior. “Além da preparação para a universidade, os estudantes precisam dessa experiência do trabalho, de saber lidar com a comunidade e com o mercado de trabalho”, avalia.

Além desta seleção, a Secretaria de Educação (Seduc) informa que está formalizando acordo de cooperação técnica para a oferta de mais vagas de estágio aos alunos das escolas estaduais da Educação Tecnológica no Museu Paraense Emílio Goeldi. (Com informações de Bruno Barbosa)