Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUDIOVISUAL

Museu da Imagem e do Som retoma o projeto Cinema ao Ar Livre

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/04/2015 17h47

Um dos clássicos sobre a chegada dos portugueses ao literal baiano, o filme “O descobrimento do Brasil”, dirigido por Humberto Mauro, será exibido nesta quinta-feira, 23, às 19h, no jardim do Museu de Arte Sacra (MAS), em frente à Praça Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha, com entrada gratuita. A apresentação marca o retorno do projeto “Cinema ao Ar Livre”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), que busca contextualizar momentos históricos, através da exibição de produções cinematográficas.

O filme foi produzido em 1936, com trilha sonora de Heitor Villa-Lobos e o apoio do governo brasileiro, pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), vinculado ao Ministério da Educação e Cultura. Em 1997, foi restaurado pelo CTAv/ Funarte a partir de um contratipo recuperado pela Cinemateca Brasileira. Em forma de narrativa épica, a obra tem textos extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha e conta a chegada da frota portuguesa às costas brasileiras, em 1500. Para a cena da primeira missa no Brasil, Humberto Mauro tentou reproduzir fielmente o famoso quadro de Victor Meirelles. O ator Álvaro Costa foi escolhido para interpretar Pedro Álvares Cabral e Alfredo Silva, Frei Henrique de Coimbra.

O diretor do MIS, Leandro Rocha, diz que o projeto busca, por meio dos filmes, resgatar aspectos da história do Pará e do Brasil, além de promover o cinema brasileiro. “Escolhemos ‘O descobrimento do Brasil’ para ser exibido em homenagem aos 515 anos da data, comemorada no dia 22 de abril, e o Museu de Arte Sacra por sua relação com a história local, além de ser bonito e aconchegante”, explica.

Para este primeiro semestre já foram selecionando outros títulos, conforme as datas históricas. Ainda este mês será exibido “Os Inconfidentes”, em homenagem ao grande nome da Inconfidência Mineira, Tiradentes. Em maio será exibido “Ganga Zumba – o rei dos Palmares”, em alusão à Abolição da Escravidão no Brasil.

Serviço: projeto “Cinema ao ar livre”, do Museu da Imagem e do Som (MIS), quinta-feira, 23, às 19h, no jardim do Museu de Arte Sacra (Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha). Entrada franca. Informações: 4009-8817 e 4009-8706.

<