Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Produção orgânica de Cotijuba abastece a merenda escolar de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/04/2015 17h58

Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), 20 agricultores de Cotijuba, na região das ilhas, assinaram, pelo segundo ano consecutivo, contrato com a prefeitura para fornecer, ao longo deste ano, mais 30 toneladas de produtos agroecológicos para a merenda escolar de 70 mil alunos de 280 escolas municipais da capital.

O valor total da comercialização, do contrato de 2014 para o deste ano, mais do que dobrou: de R$ 200 mil para mais de R$ 500 mil. O abastecimento é de couve, cheiro-verde e cariru, cultivados agroecologicamente, sem o uso de defensivos químicos.  Também serão fornecidos limão taiti, farinha d’água e farinha de mandioca.

Os agricultores signatários fazem parte da Cooperativa Agropecuária de Produtores de Belém (Copabel), constituída em 2013 sob orientação da Emater. A entidade é formada, ainda, por mais 55 famílias das ilhas Jutuba, Paquetá, Urubuoca e Ilha Nova e dos distritos de Mosqueiro e Outeiro.

“Com a assistência técnica e extensão rural públicas, em dois anos a produção da comunidade cresceu cerca de 40% e se adaptou a normas do mercado da merenda escolar, como embalamento específico. Os alunos são beneficiados com alimentos saudáveis, de qualidade, naturais e regionalizados. É todo um contexto de qualificação nutricional e de valorização da cultura paraense”, aponta o engenheiro agrônomo da Emater Edowardo Shimpo.

Segundo o agricultor Francisco Souza, da Copabel, o desafio da logística, integrando as famílias produtoras das várias localidades, tem sido superado com organização social e produtiva. “Nosso compromisso é expandir e melhorar a produção e capacitar as famílias, cada vez mais, para o entendimento do empreendedorismo coletivo e da gestão compartilhada de negócios”, diz.