Detran registra tranquilidade em Salinas no feriado prolongado
A chuva e a aparente tranquilidade em Salinópolis, município mais procurado por quem pretende aproveitar o feriadão de Tiradentes, no nordeste do Pará, não minimizou a vigilância dos agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
Desde o início da operação "Tiradentes", na sexta-feira (17), uma média de 200 veículos já foi abordada, segundo informações do coordenador das ações no município, Ivan Feitosa. "São 30 agentes trabalhando em regime de escala, 24 horas por dia. Estamos sempre de prontidão, e mesmo que a chuva tenha contribuído para a pouca movimentação na praia, alguns condutores relaxam mais do que deviam e esquecem a própria segurança. O que mais observamos durante as abordagens são condutores de veículo trafegando sem cinto e motociclistas sem capacete, equipamentos essenciais que jamais podem ser esquecidos", diz.
Já no primeiro dia da operação, um cidadão foi apresentado na delegacia por desacatar os agentes. Durante a operação na madrugada de domingo para segunda-feira, um menor de idade foi flagrado conduzindo uma motocicleta com as placas modificadas. "Além do fato de ser menor, ou seja, não habilitado, já que o artigo 140 do Código de Trânsito é claro, quando diz que o candidato à habilitação precisa ter 18 anos completos, este jovem pilotava uma motocicleta com a placa alterada de forma grosseira. Ele usou fitas adesivas para modificar a numeração", informa Ivan. O menor foi encaminhado à autoridade competente, que comunicou o fato aos pais dele. O veículo foi removido ao parque de retenção, pois na consulta ao registro oficial foi constatado que o licenciamento estava atrasado.
Ainda durante está ação, outro condutor abordado apresentou um boleto de licenciamento como se estivesse pago. Ao observar mais atentamente, o agente percebeu que se tratava de um documento falso. O veículo foi removido. A boa notícia é que, até o momento, não houve registros de acidentes graves. A operação segue até quarta-feira (22).
Na praia mais movimentada do município de Marapanim, também no nordeste paraense, agentes do Detran flagraram um condutor transitando em uma motocicleta com placas que pertenciam a outro veículo. O balanço das ações deve ser concluído na quarta-feira (22) e divulgado ainda esta semana. O Detran leva ações de segurança às estradas do Pará, que integram o planejamento da operação Tiradentes, do Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social, com a atuação integrada das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais.