Exposição na Estação das Docas retrata o Círio em peças de miriti
A exposição “Mini Círio nas Águas da Baía do Guajará” foi inaugurada nesta sexta-feira (29), na embarcação ferry boat Amazonas II, que está ancorada na Escadinha do Cais do Porto, na Estação das Docas, onde vai permanecer até o próximo domingo (1), de 9h as 20h. A exposição tem o objetivo de resgatar, preservar e divulgar o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, com o reconhecimento da titularidade Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A exposição é um dos meios de divulgação e promoção do bem imaterial do Círio de Nazaré, que segundo os números e estatísticas produzidos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), representa o mais importante produto turístico do Pará, e um dos maiores do segmento do turismo religioso no Brasil. A exposição se insere no circuito de produtos e atrativos turísticos da festividade.
Em 2016, o Círio de Nazaré trouxe ao Pará cerca de 80 mil turistas de fora do estado, que injetaram na economia paraense uma receita aproximada de 30 milhões de dólares, com uma permanência média de 7 dias.
A curadora da exposição é a artista plástica Darcilene Costa. Para ela, as peças são uma releitura estética da Festa de Nazaré. "A ideia da exposição é chamar atenção das pessoas pra chegada do nosso Círio, representado em cada miniatura que compõe a exposição", afirma. "Os brinquedos de miriti são símbolos de nossa cultura", completa a artista.
Darcilene Costa possui um acervo com mais de 8 mil peças em miniaturas com todos os elementos iconográficos do Círio de Nazaré. Exposições do Mini Círio já foram apresentadas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. A exposição artística e cultural tem também o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré, Padres Barnabitas e Arquidiocese de Belém.