Representantes da região Xingu participam de audiência pública do PPA
Será nesta quinta-feira, 23, a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Altamira, a audiência pública que vai apontar as prioridades de investimento do governo do Estado para os próximos quatro anos nos municípios da região Xingu por meio do Plano Plurianual (PPA). A estratégia é ouvir entes políticos, membros da sociedade civil organizada e entidades de classe do setor privado em todas as regiões do Estado. Além de Altamira, participam do encontro representantes das cidades de Uruará, Brasil Novo, Medicilândia, Porto de Moz, Placas, Senador José Porfírio, Anapu, Pacajá e Vitória do Xingu.
Por conta de pelo menos três grandes projetos em andamento na região, a expectativa é que os setores de segurança pública, saúde e infraestrutura sejam apontados como prioritários para o uso dos recursos públicos destinados para essa parte do Estado. Atualmente, Altamira e demais cidades do entorno passam por um profundo processo de transformação gerado pelas obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, construída em território pertencente a Vitória do Xingu, mas com impacto quase todo voltado para a área urbana de Altamira.
O projeto de lavra de ouro da canadense Belo Sun, na área territorial do município de Senador José Porfírio, e os trabalhos de pavimentação asfáltica da rodovia BR-230, a Transamazônica, em diversos trechos, são os outros dois projetos que influenciam diretamente no desenvolvimento e modo de vida das populações locais. A Transamazônica atravessa sete dos dez municípios que integram a região.
Por mais que todos esses empreendimentos tenham nas esferas privada e federal suas maiores fontes de investimento – inclusive de valores destinados para obras de compensação socioambiental –, o governo do Estado propõe o debate, que tem como principal objetivo otimizar os resultados e mitigar os impactos desses e de outros investimentos.
A audiência pública do PPA no Xingu contará com representantes de várias secretarias e órgãos de desenvolvimento e gestão do governo do Estado. A previsão é que os debates estendam-se até o início da tarde. Antes de Altamira, Santarém também promoveu o encontro, reunindo várias cidades da região Tapajós. As próximas audiências públicas serão nas cidades de Itaituba, Marabá, Redenção, Tucuruí, Paragominas, Capanema, Breves, Belém e Castanhal.