Laboratório de Qualidade do Leite é marco para a produção no Estado
Um acordo entre o governo do Estado e a Universidade Federal do Pará (UFPA) estabeleceu a criação do Laboratório de Qualidade do Leite no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, que deve entrar em funcionamento ainda este ano. O laboratório atenderá as demandas da indústria paraense e de pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPA.
Segundo o coordenador de Apoio ao Empreendedorismo Inovador da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Isaías Barbosa Jr., a criação é um marco para a produção de leite do Pará. “Como não tínhamos laboratório aqui, mandávamos o material para fora para ser analisado. Agora vamos economizar tempo e dinheiro”, afirma.
O laboratório vai receber leite do gado de todo o Estado. “As regiões sul e sudeste são as que mais mandam material. Em quatro ou cinco meses estaremos funcionando. Já temos o equipamento, avaliado em R$ 1,5 milhão, mandado pelo Ministério da Agricultura”, revela o coordenador.
A coordenação do laboratório é dos pesquisadores programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPA, que terão espaço também para desenvolver pesquisas. “Não existe nenhum laboratório registrado pelo Ministério da Agricultura na região Norte. Vamos poder fazer o controle de qualidade microbioquímico e físico-químico, além de levantar contaminações e adulterações, do leite vai ser certificado. Nossos pesquisadores também vão poder desenvolver pesquisas”, explica a coordenadora do laboratório, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da universidade, Luiza Hellen Silva.