Obra do Hospital Abelardo Santos recebe avaliação positiva do BNDES
Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avaliaram como positiva a evolução do projeto de construção do Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci, obra executada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), com recursos no valor de R$ 172.716.936,83, com a contrapartida de 22,23% do Estado. A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2016.
Pela terceira vez, os técnicos do banco estiveram em Belém fazendo vistorias em obras que recebem aporte financeiro para execução, entre elas o Hospital Abelardo Santos, em Belém, e os Centros de Convenções em Santarém e de Marabá – esta em fase de conclusão.
“A parceria estabelecida entre o governo do Estado e o BNDES tem trazido contribuições significativas na área da infraestrutura e de equipamentos para o Estado”, avaliou Márcio Rebello, analista do banco, durante encontro com a titular da Sedop, Noêmia Jacob, integrantes da equipe da secretaria e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), além do representante da empresa responsável pela execução do projeto.
Noêmia Jacob destacou o papel fiscalizador do banco especialmente sobre a obra do Abelardo Santos para comprovar que está sendo cumprido todo o cronograma da execução do projeto. Segundo ela, a presença dos técnicos é importante, pois significa o olhar do agente financiador da obra, “que de alguma forma pode apontar coisas que não estão sendo vistas”.
Do projeto do hospital, 25% da estrutura do bloco principal estão prontos. O prédio terá dez andares. No momento, o consórcio da empresa responsável alcança o oitavo piso. Na área construída, estão sendo erguidos dois blocos de serviços que vão abrigar a cozinha industrial, lavanderia e câmeras frigoríficas.
No hospital funcionarão várias clínicas, entre elas a pediátrica, cirúrgica, médica e de traumatologia. O espaço também oferecerá serviço de terapia renal, Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) infantil e adulto, centro cirúrgico com cinco salas, unidade de transplante, maternidade, laboratório de análises clínicas, serviço de reabilitação e centro de diagnóstico por imagem, que fará os exames mais modernos de mamografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Em maio, os técnicos estarão novamente no Estado para fazer vistorias, dessa vez no Ginásio de Esportes, no Complexo Esportivo do Mangueirão e avenidas Perimetral e Independência.