Comitiva caribenha ratifica intercâmbio econômico com o Pará
O interesse no intercâmbio econômico entre o Pará e a Martinica foi ratificado na tarde desta quinta-feira, 23, durante o encontro entre a comitiva caribenha, que está em Belém em visita técnica, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hildegardo Nunes, na Sedap. Os empresários do Caribe negociam a participação do Brasil na rede de comercialização de produtos que será criada a partir das flores.
“A visita oficial é o primeiro passo para o fortalecimento dessa relação bilateral, que oferece a oportunidade de mostrarmos diferentes aspectos da economia e do turismo do Pará. A flor é só o começo, porque o desafio é muito maior”, disse Hildegardo Nunes. “América Latina e Caribe têm pontos comuns, como clima favorável, produtos e agricultura familiar que reforçam a importância da cooperação econômica”, justificou o secretário.
A rede comercial será formada por sete países, incluindo o Suriname, Guiana e Brasil, além dos localizados no Caribe, e será fundamentada em seminários internacionais para o debate de experiências entre os países. O primeiro será entre 18 e 20 de maio, na principal cidade turística da Martinica, Trois Ilets, cujo prefeito Arnaud Rene Corail lidera a delegação caribenha em Belém. O seminário vai discutir os avanços científicos na área de floricultura e regulamentação das leis para comercialização das flores.
A integração do conceito da rede de flores permitirá a troca de práticas e técnicas para otimizar a renda dos agricultores. Os caribenhos querem tornar a flor um produto forte para concorrer com outras culturas e fazer do Caribe um jardim ecocultural.
Nas visitas às áreas de plantio de Benevides e Santa Bárbara, os empresários elogiaram a “organização e profissionalismo dos produtores, a beleza das paisagens e a imensidão agradavelmente surpreendente do Pará”.
A diretora da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Fátima Gonçalves, informou que a flor é um grande atrativo no Pará e que o olhar técnico e de turistas da comitiva é muito importante para o Estado. A Setur, em conjunto com a Sedap, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vão integrar a representação do Pará nos eventos do Caribe.
Além do seminário, que será realizado em maio, haverá a exposição internacional de flores, de 15 a 21 de junho, quando deverá ser lançada a rede internacional de comércio do Caribe. “A prioridade na nossa representação será para os produtores e técnicos que irão em busca de novos mercados e tecnologias de produção”, lembrou o secretário Hildegardo Nunes.