Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Filme sobre o descobrimento do Brasil encanta plateia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/04/2015 09h51

A noite sem chuvas contribuiu para a estreia do Projeto Cinema ao Ar Livre, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus (SIM) e Museu da Imagem e do Som (MIS), no jardim do Museu de Arte Sacra, na Cidade Velha. Na tela projetada em uma das paredes externas mais altas do espaço, foi exibido o filme “O Descobrimento do Brasil (1937)”, de Humberto Mauro.

O técnico do museu e um dos responsáveis pelo projeto, Cláudio Seabra, informou que esse foi apenas o primeiro filme exibido pelo projeto, que ao longo desse ano, pretende levar mais produções para o público. “Só de películas de cinema, temos mais de 2000. É muita coisa e precisamos mostrar isso às pessoas”, disse.

O técnico explicou que o projeto surgiu, justamente, a partir da necessidade de difundir o rico acervo de filmes preservados pelo MIS no Pará. “A nossa ideia é poder exibir pelo menos uma vez por mês algum filme que tenha relação com o momento que estamos passando. A escolha desta obra foi justamente para comemorar o dia 22 de abril, data que marca o descobrimento do Brasil”, explica.

Para o mês de maio, a homenagem será para as mães. “Estamos escolhendo ainda o filme para ver o que de melhor podemos mostrar”.  Ainda nesse mês, no dia 13, será exibido outro filme “Ganga Zumba – O Rei dos Palmares, em dois horários. “O primeiro, de 9h às 11h, agendado para escolas, e de 15h às 17h, para o público em geral”, ressalta. Já no mês de junho o projeto vai disponibilizar uma semana dedicada às obras de Mazzaropi.

Moradora do bairro da Cidade Velha, Heloísa Queirós, diz que costumava frequentar as antigas projeções do CineArt, projeto da Secult/SIM, e que agora pretende começar a visitar as projeções do “Cinema ao Ar Livre”. “Moro aqui pertinho, adoraria poder assistir a alguns clássicos do cinema bem perto da minha casa. Acho a iniciativa excelente, estamos precisando mesmo desse tipo de iniciativa”, opinou.