Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

PM vai atuar com 907 homens no esquema de segurança do Re x Pa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/04/2015 18h19

O jogo que vai decidir o campeão do segundo turno do Campeonato Paraense de Futebol 2015, entre Clube do Remo e Paysandu, será neste domingo (26), a partir das 16 horas, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Na manhã desta sexta-feira (24), uma reunião na sede do Ministério Público Estadual definiu as últimas providências para o jogo na questão de segurança.

Participaram da reunião os promotores de Justiça Domingos Sávio e Joana Chagas Coutinho, representantes da Federação Paraense de Futebol (FPF), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Polícia Militar (PM), Juizado da Infância e Adolescência, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Corpo de Bombeiros, Clube do Remo, Paysandu Sport Club, Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará (Aclep), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e assessores da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

O promotor de Justiça Domingos Sávio destacou a necessidade de um padrão de preparação de segurança, independente do tamanho do evento. “É importante que se tenha um padrão de preparação de segurança para estes eventos como um todo, sem contar que a responsabilidade pela organização deve partir também do clube mandante”, disse o promotor.

A Polícia Militar vai trabalhar com um contingente de 907 integrantes, que vão se revezar em todo o trajeto até o estádio e que estarão sob o comando do coronel PM Sidney Profeta. A abertura dos portões do estádio será às 13 horas. Continuam proibidos os acessos das torcidas organizadas Remoçada (do Clube do Remo) e Terror Bicolor (Paysandu), que foram banidas dos estádios paraenses. Os policiais também serão rigorosos quanto à entrada das outras torcidas organizadas no Mangueirão.

Controle - A Polícia Militar, além de recomendar para as torcidas organizadas vestirem camisas brancas, pontuou que será um jogo difícil de ser controlado. O órgão destaca também que os grandes responsáveis são os clubes e pede um esforço mais criterioso na admissão de funcionários temporários para as catracas e os portões.

Em resposta ao pedido da PM para as torcidas organizadas, o promotor Domingos Sávio sugeriu que seja feita campanha para que se tire de circulação as camisas de torcidas organizadas, bem como que sejam informados os nomes dos torcedores impedidos de irem aos jogos.

A Polícia Militar sugeriu também que os torcedores comuns se encaminhem ao estádio descaracterizados. “Nenhuma organizada poderá entrar com camisa caracterizada. Sugerimos que os torcedores vistam a camisa do clube somente dentro do estádio e a retirem ao sair, para assim evitar que sejam reconhecidos, especialmente, na saída do estádio, após o término do jogo”, aconselhou o coronel Sidney Profeta.

Antes da partida, as vias de acesso ao Mangueirão receberão atenção especial, com efetivo pronto para agir, fiscalizando os grandes corredores da cidade e controlando, já no estádio, o acesso à rampa, estacionamento e outras áreas consideradas estratégicas para o policiamento. A PM informa que não será permitida a entrada de fogos de artifício, materiais explosivos ou perfuro cortantes.

Foram colocadas à venda cerca de 35 mil ingressos, entre arquibancadas, cadeiras, meia-entrada e gratuidades. Os bilhetes serão vendidos durante este sábado (25) e no dia do jogo, nas bilheterias do Ceju (que ficam atrás do estádio Mangueirão, pelo lado B das arquibancadas) e em um ônibus itinerante, nas imediações do estádio Mangueirão.

Clube do Remo e Paysandu se enfrentam neste domingo (26), às 16 horas, no Mangueirão, pela decisão do segundo turno do Campeonato Paraense de Futebol 2015. Os ingressos custam R$ 40 (arquibancada) e R$ 80 (cadeira). (Com informações da assessoria de imprensa do Ministério Público do Pará)