Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Municípios planejam fiscalização conjunta para o Lago de Tucuruí

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/04/2015 18h46

Os sete municípios do entorno do Lago de Tucuruí deverão desenvolver atividades de fiscalização integrada, visando a defesa do meio ambiente e segurança pública nas Unidades de Conservação Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí. O acordo de cooperação entre os municípios foi firmado durante a reunião extraordinária do Conselho Gestor da Unidade, que aconteceu no último dia 16, no município de Jacundá. Participaram do encontro o vice-governador do Estado, Zequinha Marinho; o presidente do Ideflor-Bio, Thiago Valente; além dos prefeitos dos municípios de Tucuruí, Jacundá, Breu Branco, Goianésia, Nova Ipixuna, Itupirangta e Novo Repartimento. A previsão é que o Termo de Cooperação seja assinado o quanto antes.

A presidente do Conselho Gestor da APA Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa, ressaltou a importância da região do Grande Lago, dando ênfase à Unidade de Conservação e destacando a dimensão da UC, que chega a mais de 600 mil hectares. “A população residente na região chega hoje a cerca de trinta mil pessoas,  sendo 20. 785 de pescadores, segundo dados da Central de Pescadores, o que torna o grande lago uma fonte de geração de emprego e renda, além de contribuir de forma significativa com a economia do Estado”, destacou.

O acordo prevê, entre tantas medidas, que cada município conceda dois fiscais das Secretarias Municipais de Meio Ambiente para o trabalho integrado de fiscalização no Lago, que vem sofrendo há décadas com diversas irregularidades ambientais, dentre elas, desmatamento, criação de lixões e - entre as principais - a pesca predatória realizada com o uso de arpões, malhadeiras de numeração inferior à permitida pela legislação e bombas com capacidade de implosão submersa.

Durante o encontro, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado Pará (Ideflor), Thiago Valente, falou sobre o funcionamento da Câmara de Compensação Ambiental e os requisitos para acessar os recurso previstos no fundo, para que esse tipo de financiamento também seja utilizado nas ações de prezervação e recuperação das Unidades de Conservação.