Pará traz bons resultados da WTM Latin América
Autenticidade e sustentabilidade representam o novo objeto de desejo das grandes operadoras de turismo do mundo, principalmente da Europa e dos estados unidos. Representam também os principais valores do turismo paraense, principalmente dos segmentos de cultura e natureza. E foi para apresentar o Pará como a nova opção aos hosted buyers e profissionais de turismo que comercializam esse tipo de produto turístico na América Latina que a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participou da World Travel Marketing Latin América (WTM), de 22 a 24 deste mês.
O evento, que aconteceu em São Paulo, reunindo aproximadamente sete mil visitantes, entre hosted buyers, imprensa especializada, prestadores de serviços, representações institucionais e outros profissionais de turismo.
"A Diretoria de Produtos Turísticos da Setur organizou o estande do Pará com estratégias de marketing e promoção que contemplaram principalmente as regiões de Belém, Marajó e Tapajós, apresentadas durante as sessões de capacitação por meio do roteiro "Pará: A obra-prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites".
As estratégias de capacitação foram sendo aplicadas desde o primeiro dia de evento com objetivo de apresentar o produto e valores turísticos do Pará para hosted buyers (compradores internacionais), convidados pela empresa Reed Travel Exhibitions (realizadora do evento), pela Embratur e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo)", informa Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará, que reconhece no evento uma excelente plataforma de exposição e promoção do Estado como destino prioritário na Amazônia.
O estande do Pará foi um dos mais visitados no Espaço Brasil, pelas peculiaridades em termos de opções de cultura e natureza, sol e praia, eventos e negócios. A localização privilegiada em frente aos espaços destinados aos networkings (rodadas de negócios entre setores hoteleiros, com as mídias especializadas e hosted buyers, entre outros) facilitou as estratégias de marketing, extensivas também aos executivos da Embratur em 13 escritórios que representam 20 destinos internacionais.
Para eles a Setur apresentou Belém, Marajó e Tapajós também como rota de acesso fácil à Europa, por meio dos voos diretos Belém-Lisboa, da TAP, que conecta o pará com a Europa, e Belém-Miami, da TAM, para os Estados Unidos.
Fabiola Ramos, gerente de Turismo de Eventos, Negócios e Incentivos da DPRT-Setur explica que a busca de parcerias para o setor de eventos também foi alvo das ações do governo do Estado no evento, com diversas reuniões para representações desse segmento, a exemplo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, em que a Setur que desenvolver estratégias que fortaleçam a captação de megaeventos ao Pará.
O destaque das estratégias de promoção da Setur foi o sorteio de pacotes turísticos (passagem e hospedagem) e de jóias e brindes artesanais do Polo Joalheiro para hosted buyers, imprensa e outros profissionais participantes. O sorteio é resultado de uma parceria institucional entre a Coordenadoria de Marketing da Setur com a companhia Azul Linhas Áreas e o hotel Princesa Louçã, que substituiu o Holton Belém no Centro da capital paraense.
Além do sorteio, o estande do Pará contou com distribuição das fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré, DVDs promocionais em cinco idiomas, mapas e folhetos trades em Português e Inglês, degustação da gastronomia paraense - com doces de tapioca, biscoitos de castanha- do-Pará, geleias de cupuaçu - e exposição de cerâmicas marajoara e tapajônica.
Uma ação do Ministério do Turismo no espaço gourmet do evento também colocou em evidência um dos pratos mais tradicionais da gastronomia do Pará: o pato no tucupi.
A World Travel Marketing Latin America é uma das principais feiras do setor de viagens e turismo da América Latina e acontece há 35 anos em Londres. Esta é a terceira vez que o evento é sediado na capital paulista. A feira é o momento perfeito para fechar negócios, oferecer fornecedores internacionais, capacitação e ampliar os horizontes da indústria turística.