Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Microscopistas recebem atualização para diagnósticos em Chagas e Malária

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/04/2015 13h39

O número de casos de malária no Pará caiu de mais de 180 mil, em 2010, para 11,6 mil em 2014. Nos primeiros quatro meses deste ano, a redução foi de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, a doença de Chagas segue com média estável de 140 ocorrências por ano, em todo o Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa) informa que o diagnóstico preciso das duas doenças requer atualizações contínuas, a fim de contribuir para uma ação terapêutica mais eficiente. Para isso, o Departamento de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores realiza até esta quinta-feira, 30, um curso de atualização técnica para 10 microscopistas da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e que são responsáveis em reavaliar as lâminas previamente examinadas pelos laboratórios que atendem pacientes com sintomas das doenças.

A atividade é conduzida pelo microscopista Daivison Ramos de Andrade, do setor de Parasitologia do Laboratório Central do Estado (Lacen), vinculado à Sespa, com apoio de técnicos do 1º Centro Regional de Saúde. Segundo ele, a medida visa garantir a qualidade do diagnóstico e, consequentemente, dados mais coerentes com a realidade.

Desde 2012 o Lacen possui o certificado da Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a Doença de Chagas. Desde então, a Fundação habilitou o Laboratório Central a realizar e liberar os resultados do diagnóstico da doença, através da técnica de Imunifluorescência Indireta, com pesquisa de Anticorpos IgM.

O ciclo de qualificação está sendo realizado no hotel Beira Rio, na capital paraense, e também incluirá, a partir desta terça-feira, 28, um treinamento sobre Sistema de Insumos Estratégicos para agentes de endemias que atuam na Região Metropolitana de Belém (RMB), como parte da estratégia do Ministério da Saúde de promover maior segurança na utilização de inseticidas e evitar a resistência de insetos, que porventura possa ocorrer pela seleção natural com o seu uso contínuo.

A atividade corresponde a uma etapa do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), institucionalizado pelo Ministério da Saúde para reforçar e ampliar a interligação dos diversos níveis de atenção necessários para o tratamento dos pacientes que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Sespa entende que a atualização dos profissionais é da maior importância. O procedimento adotado nesta atividade serve para garantir a fidedignidade das notificações dos casos confirmados da doença. A notificação correta de casos de todas as doenças de notificação compulsória é fundamental para que as ações de vigilância epidemiológica sejam desencadeadas em tempo hábil, tanto no que tange ao controle dos agentes causadores como no diagnóstico e tratamento do doente.

Segundo o coordenador estadual de Controle da Doença de Chagas, Luiz Carlos Soares, a Sespa e seus 13 Centros Regionais de Saúde (CRS) têm mantido o compromisso de apoiar, auxiliar e monitorar as atividades em todos os municípios, principalmente nos 45 prioritários para o Programa de Controle de Chagas, durante os primeiros seis meses de cada ano, período de baixa ocorrência de casos, coincidindo com a entressafra da colheita de açaí. A atualização que acontece no hotel Beira Rio configura como uma dessas medidas.