Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Amazônia Jazz Band faz homenagem ao dia internacional do Jazz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/04/2015 12h20

Para celebrar o Dia Internacional do Jazz, na próxima quinta-feira, 30 de abril, a Amazônia Jazz Band (AJB) fará um passeio especial pela história do ritmo. O show será às 20h, no Theatro da Paz , com entrada franca.

No repertório, estão músicas marcantes do ritmo, como Isn’t She Lovely, de Stevie Wonder; A Warm Breeze, de Sammy Nestico; Bill’s Blues, de Bill Stapleton e St. Thomas, de Sonny Rollins, entre outras. “Não estamos centrados no jazz tradicional, nosso repertório será uma mistura dos clássicos do jazz e músicas populares. Todos os arranjos serão voltados para o jazz, mas tocaremos blues, samba e funk”, explica o maestro da AJB, Nelson Neves.

Além dos músicos da AJB, o concerto contará com participações especiais, como: Bob Freitas (guitarra), Aldelbert Carneiro (contrabaixo), Robenare Marques (piano), Johab Quadros (trompete), Adriel Silva (saxofone) e Thiago Belém (bateria).

O maestro afirma que não foi fácil chegar a esse formato. “Nosso Pará é um celeiro de excelentes músicos, mas os selecionei pensando em certas músicas em que eles mostrarão a sua versatilidade e por suas experiências em tocar com Big Bands”, afirma Nelson.

Dia Internacional do Jazz

O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, e ganhou popularidade nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz, um estilo musical que está associado à luta pela liberdade e a abolição da escravatura.

O Dia Internacional do Jazz, criado e anunciado pelo embaixador da Boa vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), pianista Herbie Hancock, é desde 2011 um momento importante na celebração do jazz devido ao seu papel diplomático na união de pessoas pelo mundo. Esta data reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, acadêmicos e entusiastas do jazz em todo o planeta, para celebrar e aprender sobre este gênero musical e suas raízes.

A comemoração tem como objetivo relembrar a importância do jazz e a sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. “É um presente para nós, como uma Big Band da Amazônia, ter o apoio para continuarmos as tradições das Big Bands americanas dos anos 30 e 40 e estarmos comemorando o Dia Internacional do Jazz com este concerto”, revela Nelson Neves.

O jazz é um estilo musical que apela à criatividade e improviso. Ele lembra, ainda, que a AJB tem realizado concertos memoráveis, de alto nível técnico e muita emoção, “sendo aclamados pelo público e crítica especializada, como um dos grupos musicais de maior expressão na atualidade”.

Serviço:
?Concerto Comemorativo da Amazônia Jaz Band (AJB), em homenagem ao Dia Internacional do Jazz, dia 30 de abril, às 20h. Local: Theatro da Paz, s/n – Campina. Informações: (91) 4009- 8766/8754. Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia do evento.