Governo estimulará a inovação na XII Feira da Indústria do Pará
Palestra, talk show e encontro de negócios. Eventos com foco na inovação e sustentabilidade de empreendimentos. É dessa forma que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), estará presente na XII Feira da Indústria do Pará (FIPA), de 6 a 9 de maio, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
Além da Sedeme, também vão compor o estande do Governo do Pará as secretarias de Estado de Turismo (Setur), Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectec), além do Programa Municípios Verdes e do Banco Estado do Pará (Banpará). A maior exposição do setor industrial paraense ocorre a cada dois anos, reunindo milhares de pessoas interessadas em conhecer o que é produzido no Pará. A edição 2015 já iniciou a pré-inscrição no site da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), realizadora da Fipa, no endereço www.fiepa.org.br.
A XII Fipa traz capacitações, cursos, seminários e um encontro de negócios numa programação paralela ininterrupta com o que há de mais atual em estratégias, tendências e modismos no segmento industrial nacional e internacional e mercados. Nas secretarias estaduais o trabalho para organizar a participação institucional do Governo do Pará na feira é gigantesco. Todos têm a intenção de promover institucionalmente o Estado. A Setur foca na promoção do Pará, por exemplo, como destino turístico.
A Sedeme mobiliza profissionais das diretorias de Mercado, Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e de Serviços, além da equipe da Secretaria Operacional da Comissão da Política de Incentivos, para apresentar iniciativas no estímulo à inovação para o desenvolvimento, fortalecimento de trajetórias sustentáveis de desenvolvimento, incentivo à geração de vantagens competitivas locais, entre outras políticas de inclusão social com foco no capital humano e agentes econômicos locais.
Exposições – "A Fipa é importante para divulgarmos as vantagens competitivas do Pará, assim, participamos ativamente e contribuímos com seminários temáticos”, observa o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki. Na edição 2015, a Sedeme concentrará as ações nos dias 7 e 8. No dia 7, das 9h às 18h, a secretaria apresentará palestra com os fundamentos da exportação e ferramentas de apoio.
Na oportunidade, será possível visualizar o panorama do comércio exterior, a cultura empreendedora e planos de internacionalização, planejamento da exportação, procedimento operacionais na exportação e associativismo. O público-alvo são as empresas exportadoras e com potencial exportador, bem como, as empresas compradoras internacionais e trading companies, além de organizações especializadas em prestação de serviços de importação, exportação, logística, agentes financeiros públicos e privados, entre outros.
No dia 8, a Sedeme promoverá um Talk Show, das 8h30 às 12h, a partir do Plano de Mineração do Estado do Pará, um importante instrumento para o planejamento do desenvolvimento sustentável do território paraense, lançado há exatamente um ano e, que apresenta as oportunidades que a atividade mineral proporciona no âmbito do mercado, governança, sociedade e meio ambiente.
O talkshow sobre o "Plano de Mineração do Pará’’ discutirá o documento na visão do Governo do Estado, das empresas mineradoras, do município minerador e da organização da sociedade civil. A intenção é ampliar a discussão sobre o tema, já que o Pará é o segundo Estado minerador do Brasil.
Ainda no dia 8, das 14h às 18h, a Sedeme fará o Encontro de Negócios a fim de aproximar empresas compradoras e empresas ofertantes, que poderão fechar parcerias e contratos empresariais para a melhoria de sua logística de exportação e importação, além de negociar produtos, serviços e aumentar o network com potenciais clientes e fornecedores. Mais informações sobre os eventos da Sedeme na Central de Relacionamento Sebrae, 08005700800, ou na própria Sedeme, no telefone (91) 3110-2572 e pelo e-mail: [email protected].