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CADASTRO ÚNICO

Seaster capacita gestores técnicos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/09/2017 00h00

Exposições dialogadas, dinâmicas vitalizadoras, vídeos, atividades práticas e vivenciais foram os métodos utilizados pela equipe de técnicas da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) para aprimorar as habilidades e competências dos gestores e técnicos municipais, habilitados a gerenciar o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família. Iniciada na última segunda-feira (25), a capacitação foi realizada na Fundação Getúlio Vargas (FGV), conveniada ao Colégio Ideal, e encerrou nesta sexta-feira (29).

O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil, mas para ter direito ao benefício é necessário a inclusão no cadastro único (CadÚnico) que é um instrumento que coleta informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda no país. “Por isso, é de extrema importância os gestores técnicos municipais enxergarem o CadÚnico como uma ferramenta de gestão, aonde eles vão estar direcionando as famílias para as políticas públicas que melhor atendam a sua necessidade”, declara a titular da Seaster, Ana Cunha.

O curso faz parte das ações permanentes de capacitação dos novos gestores e  foi realizada pela secretaria nos padrões solicitados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que contou com a presença de 55 técnicos, vindos dos municípios de: Ananindeua, Augusto Correa, Belém, Benevides, Bragança, Capanema, Castanhal, Colares, Igarapé Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Virgia, Marituba, Nova Timboteua, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Santa Barbara, Santa Isabel do Pará, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São João da Ponta e São Miguel do Gama.

“Além de aprimorar a utilização do CadÚnico, a formação visa o aprimoramento das relações entre os gestores técnicos e os usuários dos serviços socioassistenciais, para que eles possam ser tratados com respeito e dignidade”, declara a coordenadora de Benefícios e Transferência de Renda da Seaster, Nazaré Charchar. “Devemos trabalhar com essas pessoas enquanto sujeito de direito, ou seja, ele não é um coitado e sim um cidadão que está ali, precisando de um serviço que é direito seu, garantindo constitucionalmente”, declara a gerente de benefício e transferência de renda, Andrea Cardoso.

Para a gestora do Bolsa Família e CadÚnico do município de Ananindeua, Taiana Rocha, “o conhecimento que foi passado é de suma importância, por ajudar a entender o papel do gestor”. Já a coordenadora do CadÚnico e Bolsa Familia do município de Odivelas, Darcilene Fernandes, completa que as técnicas abordadas durante a qualificação dão uma visão da importância de humanizar o atendimento e melhorar a comunicação com as pessoas atendidas no local. "A maioria são pessoas em situação de vulnerabilidade social”, declara.