Hemopa firma parceria com a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia de Pará (Hemopa) recebeu na manhã desta quinta-feira (30), a visita do diretor de Projetos Sociais da Guarda da Santa, Anselmo Costa. Ele convidou o hemocentro à participar da ação solidária “Cuidar Também é Evangelizar”, que será realizada no próximo dia 23 de maio, das 8h às 13h, no estacionamento do Centro Social de Nazaré. Recepcionado pela presidente da fundação, Ana Suely Saraiva e pela titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), Juciara Farias, o integrante levou a imagem peregrina da Virgem e presenteou a presidente com um pedaço da corda do Círio.
“Ficamos muito emocionados com a gentileza da entidade e a lembrança para que nos juntemos a eles, levando o importante e necessário tema da doação voluntária de sangue no evento, que será organizado por eles”, comentou a presidente do Hemopa.
Juciara Farias, gerente da Gecad, informa que a guarda é uma antiga incentivadora e multiplicadora da doação voluntária de sangue. “É sempre bom contar com a fé e a força mobilizadoras desse grupo na parceria de ações em prol da doação. Eles integram um movimento de solidariedade que envolve a maioria dos paraenses e naturalmente abraça a nossa atividade fim. Sempre que podemos nos inserimos no calendário de atividades anuais deles, como agora, e já iniciamos entendimentos para outra ação no segundo semestre”.
Segundo Anselmo Costa, a guarda conta com 1200 homens, dos quais muitos são doadores e se voluntariam para ajudar. “A doação de sangue é um ato muito importante, que está inserido dentro do tema dação desse ano. Quando doamos ajudamos o próximo, um dos pilares da Guarda de Nazaré".
O evento “Cuidar Também é Evangelizar” irá oferecer à comunidade serviços de saúde, aconselhamento espiritual, de auto estima, emissão de documentos, como RG e CTPS, e contará com estande da Fundação Hemopa na orientação sobre doação voluntária de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.
Para fazer o cadastro de doação de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e apresentar documento de identidade original e com foto.
Serviço:
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.