Sespa promove seminário de avaliação multidimensional da pessoa idosa
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Ministério da Saúde, promove entre os dias 4 e 6 de maio o seminário “Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa e Prevenção da Violência”, no Hotel Beira Rio, de 8h às 18h. O intuito do evento é capacitar os profissionais da atenção básica dos municípios do primeiro e segundo Centros Regionais de Saúde (CRS).
A oficina é direcionada a 50 profissionais de nível superior da atenção básica estadual e municipal. “Serão ministradas oito oficinas no Estado ao longo do ano. A próxima está prevista para o mês de junho. A meta é qualificar 400 profissionais na área até o fim do ano”, diz a coordenadora estadual da Saúde do Idoso, Valdinéa Almeida.
A avaliação multidimensional do idoso e prevenção da violência está dentro das metas das políticas de saúde da pessoa idosa. “Nosso papel, enquanto profissionais, é capacitar a formação e educação permanente dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), no caso na área de saúde da pessoa idosa”, ressalta Valdinéa.
Segundo o psicólogo e gerontólogo da Sespa Guilherme Moura, a oficina atende à política nacional de saúde da pessoa idosa e o próprio estatuto do idoso, que preconiza que a atenção básica deve estar preparada para atender esse segmento social. “O curso vai qualificar a avaliação, possíveis riscos e agravos e proporcionar os encaminhamentos dos níveis de complexidade do SUS”, completa.
Com a carga de 24 horas, a oficina abordará temas como discussão da fragilidade na perspectiva multidimensional; classificação do idoso conforme o grau de vulnerabilidade clínico-funcional; grandes síndromes geriátricas; enfrentamento da violência contra pessoa idosa; quedas em pessoas idosas; identificação e intervenção sobre os fatores de risco e outros.
<