Detran realiza ações de educação e fiscalização em Salinas
O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) deslocou 37 agentes de fiscalização e educação para o município de Salinópolis durante o feriado do Dia do Trabalhador. A procura pelas praias localizadas no município tem sido maior do que a registrada nos feriados anteriores.
O contingente de fiscalização de trânsito se divide em três equipes e atua dia e noite nas vias, organizando o trânsito na praia. Os agentes são responsáveis pelo bloqueio ao principal acesso à praia do Atalaia quando a maré sobe, evitando, assim, problemas na saída dos carros e possíveis engarrafamentos.
Durante o dia, as equipes se dividem na organização do trânsito na praia, orientam condutores e pedestres e autuam infrações graves. À noite, as equipes se concentram na área urbana, circulando por vários pontos da localidade, com uma unidade fixa na orla do Maçarico.
Thiago Jacob, um dos coordenadores da ação, pontua que a presença do Detran tem coibido muitas infrações e gerado um comportamento mais seguro no local, mas é preciso coibir práticas como o uso de quadriciclos em local inapropriado de forma mais incisiva, para a segurança dos banhistas. “Há um lugar específico onde estes veículos podem circular, que é depois do pedral, e é preciso ser incisivo para que não venham a acontecer acidentes quando estes circulam em local proibido”, pontua.
Os agentes observaram que até o momento as infrações mais cometidas são o não uso de capacete e cinto de segurança, o transporte de passageiros em compartimentos de carga e a condução de veículos em locais inapropriados.
Já a equipe de educação da instituição tem realizado ações diurnas em três pontos específicos: barreira da Polícia Rodoviária Estadual, em frente ao Corpo de Bombeiros e no Mercado Municipal. Até a noite deste sábado (2), mais de mil pessoas haviam sido abordadas e receberam, além de material educativo, explanações acerca de um comportamento mais seguro no trânsito.
Max Leal, coordenador da equipe de educação, pontua que a abordagem tem sido feita de maneira mais próxima ao condutor ou pedestre e que a equipe tem focado em algumas infrações recorrentes. “Estamos trabalhando focados na questão técnica e alertando os condutores, principalmente em três infrações específicas que consideramos recorrentes no período: a questão de cargas excedentes prevista no artigo 248 do Código de Trânsito Brasileiro, animais soltos nos veículos e excesso de passageiros”, afirma. As ações continuarão até a meia noite desta segunda-feira (4).