Servidores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos recebem formação
Professores, coordenadores pedagógicos e assistentes administrativos recebem orientações básicas sobre os serviços que desenvolverão nos cinco Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas), localizados nos municípios de Abaetetuba, Belém, Marabá, Santarém e Xinguara. A formação teve início nesta segunda-feira, 4, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Luiz Otávio Pereira, em São Brás.
A formação está sendo repassada por funcionários do Ceeja da capital, único a aplicar o Exame Estadual Permanente e oferecer o ensino personalizado a jovens e adultos que necessitam concluir o ensino fundamental e médio. “Como foram criados os cinco centros, estes profissionais estão se preparando para executar os mesmos serviços que nós fazemos aqui, a candidatos dos seus municípios”, explica a diretora do Ceeja de Belém, Miriam Augusta de Oliveira.
Nesta segunda, os servidores tiveram orientações sobre a base legal da EJA e de como funciona o Exame Estadual Permanente, desde a elaboração do calendário às provas. Nos próximos dias, serão orientados sobre a análise da documentação escolar do candidato, os encaminhamentos dos resultados ao setor de Documentação Escolar, revisão e aplicação das provas, e também participarão da reformulação das regras que regem o exame, no encerramento da formação, das 9h às 12h, na próxima quinta, 7.
O atendimento para inscrição dos exames permanentes no Ceeja Belém é feito toda segunda, terça e quinta-feira, das 8h às 17h. As provas são aplicadas toda quarta-feira, das 9h às 14h30. É necessário que o candidato tenha completado 15 ou 18 anos e esteja retido em algumas disciplinas. Candidatos de exames da EJA com disciplinas pendentes também podem fazer o exame.