Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODELO

Projeto Batalhão da Saúde é exemplo em fórum da Polícia Militar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/05/2015 16h33

Um bom exemplo pela busca da qualidade de vida vem do trabalho do chamado Batalhão da Saúde, projeto desenvolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Militar e pelo Comando de Policiamento Regional I, com sede em Santarém e que reúne Batalhões e Companhias Independentes de oito cidades, entre elas Monte Alegre e Oriximiná, no Baixo Amazonas.

Em 2013 e 2014, o trabalho preventivo do Batalhão da Saúde direcionado, inicialmente, à tropa de 800 militares que atua na área de abrangência do CPR I, já beneficiou 490 pessoas, entre militares e civis, que conseguiram reduzir o peso corporal por meio de atividades físicas e da reeducação alimentar. Segundo o 3º BPM, um volume de 1,6 toneladas de gordura foi eliminado pelos dois primeiros grupos atendidos pelo projeto.

Segundo o tenente Fábio Botelho, do 3º BPM, o trabalho de prevenção à saúde teve início em 2010. “Iniciamos um trabalho com o objetivo de que os militares entendessem o que estava acontecendo. Durante nosso estudo, evidenciamos várias patologias como hipertensão, diabetes, problemas renais e obesidade grau 2 e 3. A obesidade era a que mais agredia e nela nós focamos nosso trabalho”, conta.

As atividades físicas praticadas na orla de Santarém e os resultados alcançados acabaram por aproximar a Polícia Militar das comunidades. O envolvimento de outros profissionais da área de saúde, assim como a família dos militares e até da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocasionou o pedido de inclusão de civis ao projeto Batalhão da Saúde.

A experiência santarena é somente um dos muitos temas e assuntos a serem discutidos no 1º Fórum de Atenção Integral à Saúde do Policial Militar do Pará, iniciado nesta quinta-feira, 7, e que segue até sexta, 8, na Escola de Governança Pública do Pará (EGPA). O evento foi aberto pelo comandante da PM, coronel Roberto Campos, e teve as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, e da secretária de Estado de Saúde Pública, Heloísa Silva e Guimarães.

"Queremos mostrar as boas práticas nesse fórum e também traçar nossas estratégias para atender bem a saúde de nosso policial. Ele precisa saber que está sendo acolhido", destacou o comandante da PM. Para os dois dias de evento estão programadas palestras e mesas redondas. Uma delas é “A realidade funcional e estrutural das Unidades de Saúde da PMPA”, agendada para a tarde desta quinta-feira. Na sexta-feira será elaborado um documento oficial com as diretrizes propostas no I Fórum de Atenção Integral à Saúde do Policial Militar do Pará.