Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Trupe de Bubuia apresenta “Passeando no Outeiro” no Teatrinho do Mangal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/05/2015 09h56

O Mangal das Garças e a Trupe de Bubuia oferecem ao público um passeio diferente neste domingo, 10 de maio, Dia das Mães. Às 10h30, o projeto Teatrinho do Mangal apresenta o espetáculo “Passeando no Outeiro”, com os palhaços Jojooca, Pierierieca, Rubilota e Chorona, que formam a Trupe de Bubuia. A apresentação, com entrada gratuita, será no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, no centro do parque.

Como o nome sugere, o espetáculo conta a história de um dia inesquecível na ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro, situada a 18 km do centro de Belém. Durante a aventura, a trupe passa por diversos imprevistos, problemas no trânsito, ônibus lotado e poluição na praia. Situações reais mostradas com humor e linguagem regional. “É um espetáculo tipicamente local. É interessante ver como as pessoas se identificam com as situações vividas na história, já passaram por isso e, no fim da apresentação, compartilham com a gente”, diz Joécio Carvalho, o palhaço Jojoca.

O ator também conta que a troca de experiências entre o público e a trupe enriquece cada vez mais a apresentação. “Essas conversas engrandecem o espetáculo, porque a gente acaba usando frases ou novas situações que o público conta pra gente, que faz com que cada apresentação seja diferente. Temos um roteiro elaborado, mas é o momento e o público que definem a apresentação”, conclui.

Com foco na educação ambiental, o espetáculo traz também uma mensagem de preservação das praias paraenses. A lição é somada a um espaço de interação com a natureza, o Momento Ecozoo, no qual os tratadores de animais do Mangal irão apresentar o Pavãozinho-do-Pará, um dos bichos que vivem no parque. Uma oportunidade do público do Teatrinho aprender e tirar dúvidas sobre a ave.

O Teatrinho do Mangal é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças. Mais informações sobre a programação e projeto no site: www.mangalpa.com.br.