Governo reúne com setor produtivo de Marabá na próxima segunda
Na segunda-feira (11), uma comitiva estadual formada por cinco secretários e quatro gestores de empresas públicas estará em Marabá, no sudeste do Pará, para participar de debates com as lideranças locais sobre o potencial de produção e crescimento econômico das regiões sul e sudeste. Além disso, o governo do Estado também promove o evento que comemora o primeiro ano de funcionamento da Estação Cidadania. Na ocasião, será firmado o acordo de patrocínio entre o Banco do Estado do Pará (Banpará) e o Águia de Marabá Futebol Clube.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, que coordena as reuniões regionais com o setor produtivo, diz que os encontros são proveitosos. ‘’É uma interação direta, sem intermediários, entre secretários e o setor produtivo de cada região, o que permite que o setor produtivo conheça as iniciativas e ações que as pastas estão empreendendo na região. Também possibilita aos secretários um diálogo transparente com o empresariado e lideranças locais, ouvindo os anseios e demandas de cada região, sobretudo as mais distantes da capital paraense’’, diz. A primeira rodada de reuniões da comitiva estadual ocorreu em Santarém, em março.
Em Marabá, estarão presentes, além de Adnan Demachki, os secretários estaduais de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Fernandes Rocha; de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza; e de Turismo, Adenauer Góes; o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Daniel Lopes; Felipe Zagalo, do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes; Antônio Romualdo, da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); além de representantes da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).
A Região de Integração do Carajás compreende 629.174 habitantes, o que representa 7,7% da população do Estado. São doze municípios, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 25,9 bilhões, 28% do PIB paraense. A região responde por 57% do PIB industrial do Estado e 11,21% dos empregos formais, ou seja, 126.201 postos de trabalho. Os dados são do Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Carajás, apresentado pela Fapespa na última terça-feira, 5, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, em Marabá, por ocasião da audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019.
Serviços – Além do setor produtivo, o governo do Estado também investe no esporte. O Banpará e o Águia de Marabá Futebol Clube assinam na segunda-feira o termo de compromisso que garante a concessão de patrocínio esportivo ao clube durante o ano de 2015. Esse é o segundo ano que o banco patrocina o clube de Marabá. “Este investimento feito pelo Estado visa proporcionar a melhoria da infraestrutura dos clubes e das condições de treinamento dos atletas, que contribuem para qualidade do esporte e também para o entretenimento da torcida paraense”, diz o presidente do Banpará, Augusto Costa.
Ainda em Marabá será comemorado o primeiro ano de funcionamento da Estação Cidadania. Dois novos órgãos passam a integrar os serviços, a Junta Comercial do Pará (Jucepa) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará). Durante a programação, haverá a entrega de cheque moradia para cerca de 50 famílias.
Inaugurada em 2 de maio de 2014, a Estação Cidadania de Marabá nasceu do compromisso do governo do Estado de ampliar a prestação de serviços de acesso à cidadania. Em um ano, mais de 61 mil atendimentos foram feitos por 17 órgãos disponíveis no local. Os serviços de maior demanda na Estação são os do Banpará, Polícia Federal, Departamento de Trânsito (Detran) e Polícia Civil.