Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa faz campanha de doação de sangue alusiva ao Dia das Mães

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/05/2015 15h30

O primeiro dia da campanha Mãe coruja doa sangue”, da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), na sexta-feira (8), marcou a ida de 331 voluntários à sede do hemocentro e à Estação de Coleta Hemopa Castanheira. Desse total, 38,62% dos comparecimentos foram de mulheres, com 18,32% delas doando sangue pela primeira vez. A ação, que teve a coleta de 265 bolsas de sangue, continua neste sábado (9), das 7h30 às 17h, com vários serviços e atrações para as mães doadoras.

Entre as doadoras de primeira vez estavam as irmãs Lima da Cunha. As gêmeas Etiene e Etiane, 36, e Elen Rose, 33, foram incentivadas pelo pastor da igreja que frequentam a ajudar uma vizinha que está internada. Elen Cunha, mãe de dois meninos adolescentes, considera que o gesto tem um grande significado. “Minha doação vai ajudar muitas pessoas, além disso, todos precisamos uns dos outros”, disse.  Etiene Cunha, mãe de duas meninas, de 18 anos e 14 anos, destacou que o principal objetivo de uma doação é salvar vidas.

Para Rosicleide Teodósio, assistente social da Gerência de Captação de Doadores da fundação, o movimento atendeu às expectativas, principalmente depois de dois dias de greve dos rodoviários. “Todas as parcerias firmadas foram muito importantes para o bom resultado alcançado. No sábado a programação continua. É um bom dia para doar, tanto para homens como para mulheres. Esperamos uma participação ainda melhor”, frisou.

Neste sábado, a programação continua com a doação de vidros com tampas plásticas para o Banco de Leite Materno da Santa Casa, café da manhã com frutas das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) e a distribuição e sorteio de brindes doados por instituições parceiras. As voluntárias são ainda orientadas em saúde da mulher e receberão serviços de beleza (podologia, massagem, maquiagem, chapinha, escova e sobrancelha). Poderão levar peças de roupa para customização em parceria com os alunos do curso de Design de Moda, da Faculdade Estácio, e assistirão a apresentação do Coral do Hemopa e de alunos da Fundação Carlos Gomes.

A campanha tem o apoio da Escola Técnica de Enfermagem DNA, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Associação Agentes da Comunidade, Grupo de Mulheres Luluzinhas, Igreja Adventista - Projeto Vidas por vidas, A Partilha, Casa da Mulher Municipal, Mary Kay, Carinho do Pé, Ceasa, Projeto Mãos que Ajudam, Santa Casa de Misericórdia do Pará, Nawt-Life, Estácio/ FAP, Fundação Carlos Gomes e Doceria Abelhuda, entre outros.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e faz coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira, na BR-316, e funciona no mesmo horário. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.