Base para montagem do equipamento A-Frame está quase pronta
Já está quase pronta a estruturação da base para montagem do equipamento A-Frame, que será usado no traballho de recuperação da ponte sobre o Rio Moju. O processo de concretagem é minucioso para que a estrutura suporte o aporte que vai erguer. Todas as peças do maquinário já chegaram, e serão montadas assim que a base estiver pronta. As obras foram vistoriadas neste sábado, 9, pelo chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale, pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, e pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Nahum Fernandes da Silva.
Segundo o coronel da Polícia Militar Roberto Damasceno, coordenador do Grupo de Trabalho de Recuperação da Ponte, a base precisa ser reforçada. “Para receber o A-Frame, ela precisa suportar uma pressão maior, neste caso, suportar 70 MPA, ou seja, 70 toneladas por centímetro cúbico. Para cada parte precisamos esperar o concreto acurar”, disse.
Também já foi feita a perfuração dos pontos em que será instalado o equipamento A-Frame. Com ele, cerca de 1,2 mil toneladas de concreto devem ser retiradas da estrutura danificada. Todo o material será descartado em balsas, que transportarão os escombros até um terreno preparado especialmente para recebê-los e triturá-los, longe das margens do rio.
As três balsas que atendem a população enquanto a ponte é recuperada já operam com duas rampas, uma de entrada e outra de saída. “As rampas para parada das balsas também foram concretadas, no entanto, estamos projetando outra rampa em um terreno ao lado da cidade, para que os veículos pesados saiam de dentro da cidade e entrem direto na rodovia. Isso ocorrerá logo que começarem as obras de recuperação da Avenida das Palmeiras, principal entrada da cidade”, informou o coronel Roberto Damasceno.