Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Governo estimula capacitação de educadores sociais em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/05/2015 13h42

O Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Belém e o Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social; iniciou nesta terça-feira, 12, a capacitação do Programa Direito e Cidadania (PDEC). O evento, que é realizado na Escola Técnica do SUS (ETSUS), em Belém, terá duração de dois dias, sendo destinado aos educadores sociais que trabalham com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Cerca de 70 pessoas de diversas associações, grupos e fundações comunitárias da capital, além de militares do Corpo de Bombeiros que trabalham no atendimento de crianças e adolescentes participam do curso.

O Programa Direito e Cidadania (PDEC), promovido pelo Núcleo Paulus de Formação, oferece a qualificação e o aprimoramento do trabalho já desenvolvido nas comunidades em situação de vulnerabilidade. O programa é voltado ao estímulo da convivência social e ao protagonismo de crianças e adolescentes. As atividades compreendem desde a mobilização até a capacitação dos agentes sociais, além da entrega de um kit de livros pedagógicos, que será distribuído nas comunidades.

“Primeiro fazemos uma contextualização do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e trocamos experiências sobre as dificuldades nas comunidades. Depois orientamos como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pode ser melhor conduzido pelos grupos. Nos últimos três anos temos obtido respostas positivas sobre o trabalho que desenvolvemos em mais de 30 municípios espalhados pelo Brasil somente em 2015”, explicou Célio Vanderlei Moraes, psicólogo e mestre em sociologia política pela Universidade Federal de Santa Catarina, que ministra o curso em Belém.

Presidente da Associação de Moradores da Passagem Rosário, em Icoaraci, Reginaldo Ferreira fez questão de participar da capacitação. Quando se aposentou há quatro anos, decidiu criar um grupo para ajudar os moradores do local. O projeto, que começou pequeno, atualmente atende cerca de 600 pessoas. “Nós oferecemos curso de artesanato, aula de dança e escolinha de futebol. Estamos aqui para aprender mais e poder oferecer melhorias para a comunidade”, contou Reginaldo.

São 16 horas de aula distribuídas em dois dias de curso. Ao final, os participantes poderão trocar experiências com pessoas de outros estados que já participaram da capacitação, através do site da Paulus. No segundo semestre, os instrutores vão se reunir novamente com algumas instituições participantes para ouvir as histórias e verificar como o aprendizado foi aplicado nas comunidades.

“Esse é o primeiro curso oferecido em articulação com o NAC. Queremos garantir a qualificação desses educadores sociais, que podem multiplicar conhecimento nas mais diversas comunidades e de fato melhorar a vida de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade”, explicou Daniele Khayat, diretora geral do NAC.

O Núcleo de Articulação e Cidadania, criado pela Lei Estadual nº 8.096, de 1º de janeiro de 2015, vinculado à Casa Civil da Governadoria, tem por finalidade articular e estimular parceria entre os três setores da sociedade civil, visando o desenvolvimento de ações integradas de combate às desigualdades sociais baseadas na responsabilidade social e voluntariado; atendimento de situações emergenciais à população em situação de vulnerabilidade social por meio de programas, projetos e ações sociais diretamente e/ou em articulação com os órgãos da administração pública estadual; contribuir para a promoção, fortalecimento e desenvolvimento do terceiro setor no que diz respeito à organizações e projetos sociais, através da organização, qualificação e fomento visando a auto sustentabilidade das entidades desse setor no Pará.