Marinha do Brasil mobiliza militares voluntários para a doação de sangue
O primeiro dia de campanha de doação de sangue em parceria com a Marinha do Brasil, nesta quarta-feira, 13, mexeu com a rotina da sede da Fundação Hemopa, em Belém, que recebeu cerca de 400 voluntários militares, em comemoração pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo. Realizada em âmbito nacional, no Pará a mobilização está sendo conduzida pelo Comando do IV Distrito Naval e a meta é de 1.360 doações, nos dias 14, 15 e 18. Até o início da tarde de hoje já haviam sido registrados 428 comparecimentos.
Na área frontal do prédio do hemocentro foram armadas tendas para acolher parte dos voluntários, para recepção de doadores, sala de espera da coleta, sala de coleta e lanche. A mobilização da Marinha do Brasil busca restaurar o estoque de sangue do hemocentro, que em março sofreu uma queda de 50% no número de comparecimentos, em função do intenso período chuvoso. A redução chegou a interferir no atendimento transfusional.
A presidente do Hemopa, Ana Suely Leite Saraiva, agradeceu a iniciativa dos militares, por intermédio do comando do IV Distrito Naval. “Em nome de todos os servidores do Hemopa quero parabenizar a Marinha do Brasil não apenas por essa data, que é significativa para a força, mas principalmente por eleger a doação de sangue para celebrar os 150 anos da Batalha do Riachuelo. Desde a sua formação, a Marinha cumpre a missão de salvar vidas".
Para o vice-almirante Edlander Santos, comandante do 4° Distrito Naval, a escolha da campanha para marcar a data magna foi muito apropriada. “Nada melhor que doar sangue para comemorar essa que foi a passagem mais importante para a Marinha do Brasil. Para nós a doação, mais do que um gesto de solidariedade, é motivo de muito orgulho e um exemplo para a sociedade”.
O estudante do 3º ano do curso de Engenharia Náutica, do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), Arthur Cândido Apollaro Rêgo, 21, destacou a importância da doação voluntária pela solidariedade que o ato em si comporta. Esse é um tipo de ação que encoraja aqueles que ainda não sabem como funciona a doação de sangue, estimulando essa prática”.
“Pretendo voltar para fazer outras doações”, prometeu Cristian Vitor Azevedo da Silva, 21, aluno do 1º ano do curso de formação do Ciaba, que doou sangue pela primeira vez nesta quarta-feira. “É muito gratificante. Me sinto muito feliz em poder ajudar”, afirma.
Batalha Naval do Riachuelo
A Marinha do Brasil (MB) comemora anualmente, no dia 11 de junho, o Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Força, marco na história do Brasil no contexto da Guerra da Tríplice Aliança. Em 11 de junho de 1865, o Brasil obteve uma vitória decisiva, quando centenas de marinheiros deram suas vidas para garantir a soberania brasileira.
O 150º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo será comemorado em Belém com uma vasta programação aberta ao público. Haverá exposição de trabalhos e maquetes navais na Estação das Docas, desfile e visitas a navios, corrida rústica, regata, mostra de artes, ações cívico-sociais, apresentações da Banda de Música dos Fuzileiros Navais e muito mais.
Critérios – Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto, e deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.