Abertas inscrições para curso de integração entre gestores de escolas públicas
Estão abertas as inscrições para o curso à distância “5 atitudes pela Educação”, uma parceria entre editora Moderna, Todos pela Educação, Singularidades e apoiada pela Secretaria de Educação (Seduc PA), voltado para coordenadores pedagógicos e diretores dos anos iniciais do ensino fundamental. A idéia é promover a reflexão, prática e troca de experiências entre gestores de unidades escolares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira, 15, no site moderna.com.br/ead-5atitudes.
A iniciativa sustenta-se na proposta de incentivar, por meio de recursos ambientais e práticas, uma aprendizagem colaborativa. Tudo para melhorar a educação no país. “A ideia é que coordenadores, diretores de escolas estaduais e municipais e trabalhadores das secretarias tomem contato com o conteúdo livre de forma mais ampla para aprimorar os conhecimentos, de como trabalhar no dia a dia e introduzir as 5 atitudes. Eles têm contato direto com a família na escola, pais e mães das crianças e jovens”, afirma Carolina Fernandes, coordenadora de campanhas e eventos do “Todos pela Educação”.
O curso faz parte das ações pelo Pacto pela Educação e a didático-metodológica possibilitará ao participante a interatividade com o conteúdo e a interação colaborativa com os pares. Serão seis semanas de formação entre os dias 18 e 28 de junho. Ao final, os participantes que obtiverem 70 pontos no mínimo receberão certificado de 40 horas. O curso é referendado pelo Instituto Singularidades e pela Editora Moderna e reconhecido pelo Ministério da Educação.
“O perfil desta iniciativa é totalmente conectado aos anseios do Pacto pela Educação, num sentido da corresponsabilidade, em que a escola tem um papel formal que faz parte da sua natureza institucional, mas em que a sociedade civil, como um todo, também tem contribuições cotidianas. Deste modo, a formação vem a somar nesse movimento estadual de mobilização da sociedade paraense em prol de melhores resultados educacionais”, completa, Rosane Santiago, assessora estratégica do Pacto Pela Educação pelo Instituto Synergos.
As aulas serão ministradas em formato MOOC, plataforma on-line e gratuita estruturada em ambiente virtual de aprendizagem que potencializará a interatividade, a autonomia e a aprendizagem colaborativa em rede. “Acho que é importantíssimo que o Pacto pela Educação do Pará faça essa mobilização com as secretarias envolvidas. Estamos acompanhando o Pacto principalmente em ações que tocam a família, em uma agenda de mobilização da sociedade. A proposta é dar idéias, inspirar pessoas para fazerem algo. Mostrar os exemplos objetivos que temos no país.” conclui Carolina Fernandes.
O curso é promovido pelo “Instituto Singularidades”, fundado em 2001 a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. O instituto oferece cursos de graduação e licenciatura em três anos; cursos de pós-graduação lato sensu e extensão universitária. A partir de demandas específicas, também são oferecidos cursos de formação continuada para redes de ensino públicas e privadas que atendem à eEducação infantil e ensino fundamental I e II. (Colaborou Kevin Padilha)