Pará elege conselho gestor do fundo estadual de habitação
Dando prosseguimento à primeira reunião ordinária de 2015 do Conselho Estadual das Cidades (Concidades-Pará), no auditório José Augusto Affonso, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o período da tarde desta quarta-feira, 13, foi destinado à votação do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social, composto por representantes dos poderes públicos (federal, estadual e municipal), movimentos populares, ONGs, entidades empresariais, dos trabalhadores, acadêmicos e de pesquisa.
A secretária Noêmia Jacob, que é a presidente do Concidades-Pará, coordenou os trabalhos de formação do conselho, composto por 20 integrantes, sendo dez titulares e dez suplentes. Segundo ela, a formação do conselho dá consequência ao sistema de trabalho de interesse social, em que se discutem as prioridades de investimento em trabalho social. A reunião foi conduzida pela representante da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Ellen Guedes, e pelo representante dos movimentos sociais, Evandro Saulo, da Central de Movimentos Populares (CMP).
Nesta quinta-feira, 14, pela manhã, a partir das 9 horas, haverá debate das Câmaras Técnicas, com ênfase nos temas: habitação, saneamento ambiental, mobilidade, trânsito, planejamento urbano e regularização fundiária. À tarde, a partir das 14 horas, será apresentado e discutido o tema o “Estatuto da Metrópole”, pelo professor Maurício Leal, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
<