Fapespa e UFPA discutem a implantação do Parque Tecnológico de Tucuruí
O presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Eduardo Costa, e o diretor científico da fundação, Alberto Arruda, reuniram-se nesta quarta-feira, 13, com diretores e professores de graduação e do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Tucuruí, no sudeste paraense. Houve visita aos laboratórios e outras instalações do campus e foram discutidas a implantação do Parque Tecnológico de Tucuruí e a criação de uma incubadora de empresas tecnológicas na Região de Interação do Lago Tucuruí.
A Fapespa e a UFPA iniciam, assim, um processo de parceria, que será celebrado com termo de cooperação técnico-científica para a consolidação do projeto. Segundo o presidente da Fapespa, o projeto será de extrema importância para o alcance do desenvolvimento regional. “A implantação do Parque Tecnológico de Tucuruí é um desafio e, ao mesmo tempo, um projeto que certamente trará repercussões positivas para o desenvolvimento da região”, disse.
Para a diretora do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Giselle Damasceno, a ida da Fapespa ao campus já favoreceu os resultados. “Estamos muito contentes com a iniciativa da Fapespa, porque a nossa região tem enorme potencial em ciência, tecnologia e inovação. Com esse apoio, teremos muito a desenvolver na região em pesquisas e em novos projetos no município e na região do entorno do Lago Tucuruí”, frisou. Outra reunião de trabalho, em Belém, vai apresentar o projeto do parque tecnológico aos demais parceiros.