Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional de Paragominas reforça o controle da infecção hospitalar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/05/2015 18h55

Com apenas nove meses de inaugurado, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, já oferece mais segurança e qualidade na assistência com a implantação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). O tema será um dos assuntos abordados na programação da I Semana de Enfermagem – Em defesa do SUS: um direito universal, integral, igualitário e humanizado para todos, que começou no dia 11 e se estende até sexta-feira, 15.

Segundo o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, o novo serviço terá o tema “Prevenção de infecção no ambiente hospitalar”, que será debatido no último dia do evento e evidenciará, por exemplo, que o simples ato de lavar as mãos previne até 80% das infecções nos usuários. “A higienização das mãos é procedimento básico e o mais efetivo na prevenção da infecção hospitalar.Abrange todos os setores e a equipe de saúde como um todo”, afirma, explicando que a única maneira de prevenir as infecções é por meio de ações de controle e prevenção executados por todos os profissionais da saúde, em seus ambientes de trabalho.

A instituição da CCIH é obrigatória e atende legislação vigente, no entanto, segundo informações do Ministério da Saúde (MS), menos da metade dos hospitais brasileiros coloca essa prática essa rotina no ambiente hospitalar. Daí a importância decisiva do SCIH no controle e prevenção de infecções hospitalares.

Das formas de prevenção, destacam-se a atualização sobre as legislações específicas sobre o tema, visando respaldar os profissionais em suas ações, incentivando a adesão de toda comunidade hospitalar. E mais: avaliar todos os cuidados prestados direta ou indiretamente ao paciente para identificação de problemas e soluções.

Ao conduzir essas ações no HRPL, a enfermeira Jeane de Jesus Costa Moraes iniciou os trabalhos sensibilizando os colaboradores, usuários e familiares, com repasse de informações e treinamentos sistemáticos e contínuos sobre medidas de controle, entre eles o tema sobre “De mãos dadas e lavadas.Vamos combater as infecções relacionadas à assistência à saúde”. “Esse ato simples e eficaz resulta em qualidade da assistência e segurança para o usuário. Nosso objetivo é combater as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras), sejam mais eficazes”, destacou a enfermeira.

Jeane de Jesis apontou ainda as visitas técnicas para acompanhar os profissionais na assistência e certificar-se da adesão às medidas adotadas no controle das infecções, como importante ação, através da medição dos riscos para as infecções no ambiente hospitalar; avaliação das prioridades para seu controle, auxiliando toda comunidade interna na aplicação eficiente de recursos técnicos financeiros; verificação da necessidade de programas educativos e colaborar na sua execução, entre outras.

Entre as principais infecções hospitalares, ela aponta a do trato urinário; infecção da corrente sanguínea; ambiente cirúrgico e da corrente sanguínea.

A organização do evento tem o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da direção do hospital. “Não tem como ficar de fora, estamos unidos nesta causa. Nosso objetivo maior é proporcionar segurança e restabelecer a saúde do nosso usuário e no menor tempo possível”, disse o diretor executivo, Adriano de Lima.

Na quinta-feira, 14, às 9h, o advogado do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Carlos Pedro Paiva Furtado, discorrerá sobre “Os aspectos éticos e legais do exercício profissional da enfermagem”. De 16h às 19h, o HRPL montará um estande na Praça Célio Miranda, onde os profissionais da saúde e a comunidade em geral receberão noções básicas sobre o “Atendimento ao usuário vitima de acidente com politraumatismos”.

Dia 15, às 10h30, palestra sobre “Prevenção de infecção no ambiente hospitalar”, ministrado pela enfermeira Jeane de Jesus Costa Morais, Durante o encerramento, a comissão organizadora promoverá menção ao Dia da Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar e ao Dia do Assistente Social, ambos comemoradas em 15 de maio.