Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Governo Digital Mobile é destaque em evento regional de tecnologia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/05/2015 12h07

O aplicativo Governo Digital Mobile, desenvolvido e lançado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) em dezembro de 2014, foi um dos projetos homenageados durante o ShowTech, evento realizado na noite desta quinta-feira, 14, que celebra a descoberta e premiação das soluções de tecnologia e informação inovadoras que tenham sido implementadas na região Norte por gestores de tecnologia.

Na ocasião, o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Lourenço Monteiro, apresentou o projeto aos participantes do evento e falou sobre as potencialidades do Governo Digital Mobile. “Nós construímos dois projetos: o aplicativo, disponível para os sistemas Android e IOS; e uma central de administração, que é a interface de governo que gera uma série de possibilidades, como administração e visualização. Nós construímos até um painel com mapa para o próprio governador, onde ele pode ver onde estão aparecendo os problemas. É uma plataforma em que podem ser adicionados todos os órgãos de governo que quiserem aderir ao projeto”.

A ferramenta virtual é voltada para acelerar o atendimento das demandas da sociedade perante os órgãos públicos do Governo do Estado. Com ela é possível notificar pelo celular possíveis dificuldades de conexão nos pontos de acesso livre à internet, os hotzones. O app também oferece serviços dos Bombeiros, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O principal objetivo do aplicativo é facilitar a interação entre a sociedade e os órgãos estaduais e, assim, melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Uma das principais características da ferramenta é permitir que os usuários acompanhem o andamento das queixas e tenham respostas sobre elas. Além disso, também trabalha com o georreferenciamento. Com isso, a localização é obtida automaticamente quando a pessoa faz o cadastro no aplicativo. Ao fazer a queixa, três cores indicam o andamento do processo para o usuário: a vermelha, que significa que a queixa foi registrada no sistema; a amarela, quando a situação for encaminhada à unidade responsável pela área; e a verde, que indica ao cidadão que o problema foi solucionado pelo órgão.

Nos casos em que, para ser resolvido, o problema leva um pouco mais de tempo, a cor azul indicará esta situação ao usuário. Além disso, o usuário também será informado do andamento através do e-mail cadastrado no aplicativo. Também é possível fazer o envio de fotos, reclamações e sugestões. Todo o material é encaminhado ao órgão responsável, que faz o constante monitoramento da ocorrência.

Caso haja alguma informação relevante a comunicar, basta acionar o aplicativo, escolher entre as opções disponíveis e encaminhar as informações. O sistema registra essa demanda imediatamente e encaminha ao usuário um e-mail atestando que ela foi cadastrada com sucesso. As demandas feitas pelo usuário ficam registradas na tela do aplicativo para o acompanhamento do usuário, com o status da reclamação (agendado ou solucionado).