Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÓRUM

Representações da Região de Integração do Rio Capim são ouvidas em audiência do PPA

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/05/2015 10h41

Paragominas recebeu na manhã desta sexta-feira, 15, a sétima audiência pública do Plano Plurianual cumprindo uma dinâmica que, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), prevê escutas sociais em todo o estado a fim de recepcionar demandas regionais, na forma de metas estruturantes, que irão subsidiar a elaboração de um plano de governo para o período de 2016 a 2019.

A Região de Integração Rio Capim, com 16 municípios distribuídos em uma área de 62 mil km² e uma população de cerca de 650 mil habitantes, é responsável por 5% do PIB paraense e é a maior produtora de soja e milho do Estado, destacando-se ainda a produção de frutas e o 5º rebanho de gado bovino.

Os municípios deram suas contribuições por meio de seus representantes legais, associações, entidades de classe e a população em geral, reunidos na audiência pública realizada no auditório do Sindicato Rural de Paragominas. As principais demandas ouvidas apontam para a necessidade de ações voltadas à infraestrutura, educação e saúde, além de uma atenção particular à regularização fundiária e à comunicação.

Muitos documentos foram encaminhados à comissão de elaboração do PPA, o que demonstrou o compromisso assumido pelos municípios que estiveram presentes na reunião para participar desse exercício de gestão em que população e governo constroem juntos um planejamento em médio prazo e com o olhar no futuro: “Esta audiência é um encontro representativo da articulação que está acontecendo em todo o Pará, e um passo importante no aprendizado do pensamento estratégico - que é necessário principalmente em razão de termos um Estado tão cheio de diversidade -para que possamos construir uma agenda regionalizada”, disse o titular da Seplan, Alberto Colares.

Durante a exposição do perfil socioeconômico do Rio Capim, Eduardo Costa, presidente da Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), destacou que os índices positivos alcançados pela região assinalam as suas vocações econômicas e a consolidação de atividades produtivas que apontam para um constante crescimento.

O presidente da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias, Bruno Farias, destacou a iniciativa do governo em promover a audiência: “A base, que é a população, está sendo ouvida, e isso é fundamental para que nós nos unamos em torno de objetivos comuns”, afirmou.

Hamilton Caliman, presidente da Associação Paragominense de Aquicultura, lembrou que "o pequeno agricultor precisa de oportunidades, e a audiência pública traz o Estado para perto das nossas demandas”, disse.

O secretário Alberto Colares lembrou, ao final da reunião, que a escuta se estende até o fim do mês de maio e que as colaborações podem ser enviadas pelo site da Seplan, entregues pessoalmente, ou ainda enviadas pelos Correios.

As próximas audiências acontecerão ainda este mês, nos municípios de Capanema (19), Breves (22), Belém (26) e Castanhal (28). O cronograma completo pode ser acessado no link www.seplan.pa.gov.br/ppasite.