Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Hemopa recebe colaboração de campanhas internas de doação de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/05/2015 10h49

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) recebeu neste sábado, 16, três campanhas internas e a visita de um grupo da Igreja de Jesus Cristo do Últimos Dias, que procurou o hemocentro para planejar uma ação para o mês de julho. As três campanhas internas foram promovidas pelo Projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do 7° Dia, pela Igreja Presbiteriana de Belém - em comemoração pelos seus 79 anos no Brasil - e pelos acadêmicos do curso de Direito da UFPA. As ações ocorreram paralelamente à campanha da Marinha do Brasil em homenagem aos 150 anos da Batalha do Riachuelo, que se encerra nesta segunda-feira, 18.

‘’O projeto Vida por Vidas promove a doação de sangue durante todo o ano. Cada distrito tem seu período específico de doação. Jesus Cristo deu seu sangue por nós, e inspirados nele, nós doamos vida ao próximo’’, explica o diácono da Igreja Adventista do 7° dia no bairro do Bengui e doador de sangue desde 1978, José Cristo Garcia dos Santos, 56. José conta que a primeira doação que fez foi destinada ao pai, que passaria por uma cirurgia. ‘’Me pai precisou e eu não pensei duas vezes. Na época eu era militar no Exército e desde o dia que doei não parei mais. Todo ano doo pelo menos duas vezes’’, conta.

Luize Cristina de Oliveira Alves, 18, acadêmica do 3° período de Direito e diretora de Direitos Humanos e Movimentos Sociais no Centro Acadêmico de Direito Edson Luiz, da UFPA, explica que o núcleo do qual faz parte  aborda propostas de defesa social e comunitária e que a promoção da doação de sangue é um dos assuntos inseridos na agenda do centro. ‘’Por ser um ponto essencial da manutenção da saúde pública, nos mobilizamos para captar alunos e professores da universidade e conscientizá-los sobre a importância das doações de sangue. Esta é a primeira campanha do ano. Temos a intenção de promover mais uma entre setembro e outubro‘’, explica.

A universitária Laís Guimarães Lameira, 20, da Igreja Presbiteriana de Belém, doou sangue pela primeira vez e aproveitou para se cadastrar como doadora de medula óssea. A acadêmica conta que sempre teve vontade de tornar-se doadora, mas era impedida pelos critérios básicos de peso e idade. ‘’Como estudante de Medicina, conheço o cenário da necessidade das doações de sangue e a importância deste gesto. Antes da doação eu estava nervosa, mas agora vejo que não há o que temer. Tudo é muito tranquilo'', explica.

Para dar auxilio ao estoque de sangue do Hemopa durante o mês de julho, que historicamente sofre queda pela evasão de doadores devido as férias escolares, representantes de cinco ‘’estacas’’ do grupo Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, vieram ao hemocentro planejar uma campanha para o período junto à Gerência de Captação de Doadores (Gecad). ‘’Escolhemos o mês de julho porque as doações de sangue costumam diminuir enquanto a demanda aumenta. Podemos ajudar e viemos buscar informações de como fazer isso da melhor forma possível.’’, explica John Jorge Sousa Góes, 28, representante da "estaca" do bairro da Cabanagem.

As campanhas internas feitas por parceiros do Hemopa são fundamentais. É o que explica Nazaré Veríssimo, assistente social da Gecad. ‘’As ações estratégicas junto aos nossos parceiros nos dão resultados positivos. Elas nos ajudam a sustentar o estoque de sangue que atende a sociedade. Somos muito gratos por isso’’, agradece.

Critérios – Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto, e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados até as 17h.