Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos de Icoaraci retomam atividades na escola Avertano Rocha

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/05/2015 16h14

A descontração marcou o retorno das aulas na escola estadual de ensino médio Avertano Rocha, em Icoaraci, nesta segunda-feira, 18. Na entrada da escola e nos corredores, a euforia predominava entre os estudantes que aproveitaram para rever os colegas após quase dois meses sem aulas. “Hoje a conversa tem que ficar de pé, só não está tão bom porque o nosso ano letivo já está comprometido, mas agora é tentar recuperar tudo”, disse Arthur Malheiros, de 15 anos, estudante do 2º ano do ensino médio.

Na entrada da escola, Ana Lídia dos Santos aproveitou para deixar a filha e certificar-se de que as aulas teriam realmente voltado. “Vim me informar se normalizou porque minha filha já perdeu muito tempo e já estava desanimada em casa. Acho que os professores tem que reivindicar de uma forma que não prejudique os estudos dos alunos”, sugeriu a mãe, que acompanhava o desenrolar da greve pelos noticiários na TV.

A filha, Izabelle Letícia, de 19 anos, que aproveitou o período sem aulas para fazer um curso profissionalizante, se disse aliviada com o retorno à escola. “Só acho que quando a gente volta, tem que repor tudo com pressa, porque os professores passam trabalhos no lugar das provas e quem fica mal somos nós”, desabafou a jovem.

O coordenador do conselho escolar da escola Avertano Rocha, professor Denis Eduardo, observou, com bom senso, o retorno às atividades da maioria dos professores efetivos na escola. “Entendo que as partes ainda estão voltadas a dialogar, mas agora vamos seguir com as aulas, rediscutir o conteúdo e também vermos se chegamos a um consenso sobre as reposições das aulas”, disse.

Aulas parciais - Enquanto isso, na Travessa Berredos, em Icoaraci, as aulas seguiam parcialmente pela manhã na escola estadual Jorge Lopes Raposo. Os professores aproveitam o período da greve para revisar os conteúdos do ensino fundamental maior e dos alunos do ensino médio que estão se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Para não ficarem prejudicados optamos por fazer uma revisão geral, o que está agradando aos alunos, já que muitos estavam precisando”, disse o professor de Matemática, Marcelo Sales.

Balanço - Segundo balanço informado pela gestora da 12ª Unidade da Seduc na Escola (Use 12), Socorro Santos, das 14 escolas pertencentes à Unidade, apenas quatro escolas estavam paralisadas e uma em funcionamento parcial, mas a expectativa é que todas as escolas retornem nesta semana. “Estamos usando as redes sociais, a rádio de Icoaraci e estamos ligando para os pais sobre o retorno das aulas. Nesta semana ainda vamos chamar os diretores para ver as possibilidades de reposição do conteúdo e de que forma vamos trabalhar os 200 dias letivos”, informou.

Segundo informações da Use 12, a escola Feliz Lusitânia, localizada na Rua Manoel Barata, em Icoaraci, retoma as atividades normais nesta terça-feira, 19, e as escolas Teodora Bentes e Fernanda de Souza voltam a funcionar na quarta-feira, 20.