Mais de 50 municípios participam das etapas regionais dos JEP 2015
Os Jogos Estudantis do Pará (JEP) começam nesta quarta-feira, 20, às 19h, na cidade de São Miguel do Guamá, com a participação de municípios da região do nordeste paraense. As etapas regionais envolverão mais de 50 municípios do interior do estado e da Região Metropolitana de Belém (RMB) e acontecerão nas cidades de São Miguel do Guamá, Maracanã, Ponta de Pedras, Curuça, Moju, Portel, Marabá e Belém, no período de 20 de maio a 30 de junho.
As regionais ocorrem após as seletivas municipais. Os jogos contribuem para a formação da personalidade, revela novos valores no cenário desportivo educacional e conta com a participação de estabelecimentos de ensino das redes federal, estadual, municipal e particular do Pará.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer e em parceria com as prefeituras locais. Os JEP têm como finalidades proporcionar uma educação integral; desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os estudantes, fomentar as boas relações entre os professores e alunos, estabelecer uma união segura entre a classe estudantil, estimular a prática desportiva como instrumento imprescindível a superação do indivíduo.
Os alunos competirão nas modalidades coletivas que são vôlei, futsal, handebol e basquete, masculino e feminino, e nas modalidades individuais que envolvem tênis de mesa e xadrez. Após as regionais, ocorrerá a etapa estadual, o Super JEP, que será realizado em Belém, no período de 11 a 16 de agosto, com os vencedores de cada região, da qual sairão os representantes do estado para as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude.
De acordo com Ana Glória Guerreiro, coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), as regionais são muito importantes, pois classificam os atletas para as etapas estadual e nacional, além de contribuir para o desenvolvimento dos alunos. “Esses jovens tem mais uma chance de crescerem e de mostrarem os seus potenciais através dos jogos. O esporte contribui para que o sentimento de pertencimento cresça nos alunos e este se sinta parte da escola, agregando valores e contribuindo para valorização da escola”, declarou.
Jogos Escolares da Juventude - Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.
Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.
O Comitê Olímpico do Brasil decidiu que a igualdade de gêneros será o tema dos Jogos Escolares da Juventude 2015, apoiando a campanha ElesPorElas criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano a competição da categoria A, de 12 a 14 anos, será realizada na cidade de Fortaleza (CE), no período de 3 a 12 de setembro. Já a categoria B será realizada em Londrina (PR), no período de 12 a 21 de novembro.