Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Capanema recebe audiência do PPA na Região do Caeté

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/05/2015 20h28

A Região de Integração do Rio Caeté, composta por 15 municípios, discutiu nesta terça-feira (19) os investimentos em diversas áreas de atuação do governo estadual. A discussão ocorreu no auditório Frei Leônidas Varvassori, em Capanema, município do nordeste paraense, na oitava audiência pública de elaboração do Plano Plurianual (PPA).

No encontro com representantes dos mais diversos segmentos da região, o secretário de Estado de Planejamento, José Alberto Colares, expôs as ações elaboradas pelos órgãos e instituições estaduais para o PPA 2016 -2019. A audiência durou toda a manhã e teve a participação de associações de municípios da região, entidades empresariais e da sociedade civil organizada e políticos.

Segundo José Alberto Colares, as audiências têm sido bem recebidas nas regiões e servem para a Seplan colher sugestões para a elaboração do PPA. “Estamos alcançando os objetivos traçados para as audiências, e a dinâmica delas tem sido muito produtiva. Desde a primeira reunião criamos uma agenda de desenvolvimento regional, e a partir dela vamos definir as prioridades. É o governo ouvindo todas as regiões de integração, e o PPA é estratégico, já que com ele podemos planejar as prioridades para o período de 2016 a 2019”, explicou o secretário.

Durante a audiência, uma exposição da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) destacou que os índices positivos alcançados pela região assinalam as vocações econômicas e a consolidação de atividades produtivas que apontam para um constante crescimento.

Necessidades – A ampliação do serviço de hemodiálise em Bragança, que atende toda a região; o asfaltamento de rodovias estaduais; e a agilidade na implantação do Hospital Regional foram algumas das demandas apresentadas pelos prefeitos e representantes da sociedade, que também pediram a inclusão, no PPA, de investimentos em saneamento, segurança pública, educação, agricultura familiar e infraestrutura.

Para o prefeito de Capanema, Eslon Martins, a oportunidade de se discutir os investimentos nas regiões de integração é a oportunidade de mostrar as necessidades e buscar em conjunto melhorias para todos os municípios. “O governo ouve nossas demandas, e em conjunto com as prefeituras e representantes da sociedade civil todos buscam o melhor. É só ver o caso do hospital regional. A discussão e o pedido pela agilidade na implantação dele na região é uma unanimidade”, disse.

Após a explanação do secretário estadual de Planejamento, lideranças dos municípios deram suas contribuições ao PPA. Nesta sexta-feira (22), Breves, na Região de Integração do Marajó, recebe a audiência pública e apresenta contribuições ao Plano Plurianual. O encontro ocorre no Centro de Desenvolvimento de Educação Profissional Doutor João Messias dos Santos (Cedep), na Avenida Rio Branco, 1.752, Centro, a partir das 8h30.