Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

São Miguel do Guamá recebe regional dos Jogos Estudantis do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/05/2015 09h26

Cerca de 1.200 alunos das redes estadual e municipal de ensino participaram da abertura da 57ª edição dos Jogos Estudantis do Pará (JEP), em São Miguel do Guamá, nordeste do Estado, na noite desta quarta-feira, 20. Nas arquibancadas da quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Externado Santo Antonio Maria Zaccaria, o momento era de muita empolgação das delegações que chegaram para competir durante os quatro dias de disputa dos JEP. 

Dentro da quadra, um espetáculo de 16 minutos preparado por alunos da terra, com apresentações de balé, ginástica rítmica e hippie pop, com o acompanhamento da banda musical “Professor Antônio Ferreira”, da escola São José Operário.

Representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Ana Glória Guerreiro, falou aos estudantes da importância de todas as etapas dos jogos, que culminarão com competições nacionais na cidade de Fortaleza (CE) e Londrina (PR), nos meses de setembro e novembro. "É um momento histórico para São Miguel do Guamá porque foi uma semente que plantamos nos municípios e agora vamos conseguir fechar com a realização dos JEP no nordeste paraense".

Ela também pediu aos jovens atletas que valorizassem a oportunidade de participarem dos jogos nas escolas dos seus municípios. "Esses jogos já estão classificando atletas nossos para as Olimpíadas e daqui dessa região pode sair um atleta para 2020. Por isso, peço que voltem para as escolas depois das competições e pratiquem mais esportes", convocou.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo de Lira Júnior; os secretários municipais de São Miguel do Guamá, Socorro Cirilo (Cultura, Desporto e Turismo); José Raimundo Carvalho (Administração); Maria de Nazaré Pereira (Trabalho e Assistência Social) e Iranize Paixão (Indústria e Comércio).

O vereador Paulo de Lira Júnior declarou que a competição é uma oportunidade única para o município. "Um evento dessa magnitude deve ser tratado com muito carinho e respeito". O prefeito de São Miguel do Guamá, Francisco das Chagas Sá, também declarou que o JEP é uma celebração de suma importância para toda a região do nordeste paraense. "Quero desejar as boas vindas a todos os atletas de outros municípios e dizer que para nos é uma honra recebê-los".

A secretária de Educação de São Miguel do Guamá, Maria Goretti Pinho, agradeceu ao Governo do Estado do Pará pela oportunidade de sediar estes jogos no município e disse que a expectativa é que os atletas locais e visitantes saiam vitoriosos não só na competição, mas no fortalecimento da educação por meio da prática esportiva. "Os Jeps vêm somar com a melhoria da educação, porque o esporte é um parceiro no desenvolvimento da educação e isso nos ajuda a melhorar também o desempenho dos alunos e dos professores do nosso município".

Pacto pela Educação

São Miguel do Guamá é um dos municípios parceiros do Pacto pela Educação do Pará, participando da iniciativa de melhorar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), até 2017. Desde 2013, vem participando de encontros em Paragominas, Mãe do Rio, Ipixuna e outros municípios na região do Capim. "Neste ano também estamos entre os 21 municípios que fazem parte do município-piloto do Pacto pela Educação e já temos o nosso comitê municipal. Estamos caminhando para a melhoria da educação no nosso município e queremos chegar à meta", disse.

A delegação de Concórdia do Pará, que chegou na tarde desta quarta-feira, 20, com os atletas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Amabílio Alves Pereira, venceu a primeira partida de Futsal, categoria B, masculina, ao jogar nesta noite com os atletas do time da casa, de São Miguel do Guamá, numa disputa bem acirrada que terminou em 5 X 4 para os visitantes. Agora, os vencedores vão disputar com os atletas de Augusto Corrêa, às 11h desta sexta-feira, 22.

Animados, os estreantes do JEP disseram que treinaram bastante para a competição. "Se Deus quiser, vamos voltar campeões pra casa", disse o goleiro Durval Aleixo, de 16 anos. Já Lucas Mateus, de 15 anos, que fez o terceiro gol da noite, disse que a partida é resultado de muito preparo em casa. "Que a gente vença e se saia bem nas outras partidas", declarou.

Campeonato

Participam da regional em São Miguel do Guamá três delegações com 72 alunos do Sistema de Ensino Incentivo e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Externato Santo Antonio Maria Zaccaria, de São Miguel do Guamá; da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosa Athayde, de Augusto Corrêa, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Amarildo Alves Pereira, de Concórdia do Pará.

Os JEP em São Miguel seguem na manhã e tarde desta quinta e sexta-feira (21 e 22/05), com formações, palestras e oficinas esportivas e culturais voltadas para os professores, além da partida de tênis de mesa, às 15h, com alunos de Augusto Corrêa e São Miguel do Guamá. As competições da categoria B, masculino de Futsal, seguem nesta quinta às 18h, com Augusto Corrêa enfrentando São Miguel do Guamá.

As etapas regionais do JEP envolvem mais de 50 municípios do interior do Estado e Região Metropolitana de Belém, que também dá início aos jogos neste final de semana, na capital paraense, com todas as modalidades esportivas. Também sediarão os JEP 2015 os municípios de Maracanã, Ponta de Pedras, Curuçá, Moju, Portel e Marabá.

Após as regionais, os atletas disputarão os Super JEP, de 11 a 15 de agosto, em Belém, numa preparação para as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, no segundo semestre. Ainda em agosto, será realizado o Escolar Paralímpico estadual, onde serão classificados os atletas que participarão das etapas nacionais, em Natal, no mês de novembro.