1.800 militares participam de campanha de doação de sangue no Hemopa
A campanha de doação de sangue realizada nos dias 14, 15 e 18 deste mês, em parceria com a Marinha do Brasil, através do comando do IV Distrito Naval, foi a maior ação interna registrada na sede da Fundação Hemopa com surpreendente saldo de 1.795 voluntários, superando a meta de 1.500 comparecimentos. A campanha fez parte da programação em celebração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo.
Muito satisfeita com a adesão dos militares, a presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva, parabenizou pela superação da meta. “Quero agradecer ao vice Almirante, comandante do 4° Distrito Naval (COM4°DN), Edlander Santos, por ter abraçado a causa da doação de sangue. A meta da campanha já era ousada e eles conseguiram superar mais esse desafio. Estamos muito felizes e temos a certeza que milhares de vidas serão salvas por essa iniciativa louvável da Marinha do Brasil, em eleger a doação de sangue como parte comemorativa de sua data Magna”, ressaltou, afirmando que já está contando com a próxima edição da campanha, prevista para agosto deste ano.
A assistente social Lilian Bouth, que atua na Gerência de Captação de Doadores (Gecad), informou que a computação total dos dados da campanha só foi finalizada na manhã desta quinta-feira, 21, em função da identificação de código da campanha. “Foi uma mobilização emocionante. É gratificante ver a união dos militares na campanha que tomou conta da sede do hemocentro nos quatro dias. Nunca vimos tantos voluntários de uma só vez. A vida agradece”, destacou a técnica.
A tenente Isabela Caetano, 31, carioca transferida há pouco tempo para Belém, tipo sanguíneo O positivo, foi um das militares que aderiram à campanha. “É uma alegria muito grande poder ajudar, sou doadora desde 2010 e sempre que posso venho e faço a minha parte”, disse.
Outro voluntário da campanha da Marinha do Brasil foi Wander Antônio Pereira Palmeira Filho, 21 anos, aluno do 3° ano do curso de Engenharia de Máquinas do Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Ciaba). O jovem realizou sua primeira doação de sangue. “É muito satisfatório saber que vou ajudar alguém. E o melhor, essa ação vai incentivar muitos que ainda não conhecem a doação de sangue”, comentou.
A mobilização da Marinha do Brasil também foi realizada na cidade de Santarém, onde a Fundação Hemopa possui um Hemocentro Regional. Lá, foram contabilizados 42 coletas.
Critérios - Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto, e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados até as 17h.